Foram dois anos de trabalho na oficina de sua casa para transformar o Ford Cargo 1615, ano 1990, no autêntico motor home pronto para aventuras em qualquer tipo de terreno. A transformação, realizada entre 2006 e 2007, é obra de José do Nascimento Pregal, 42 anos, que tem cinco caminhões e trabalha com terraplanagem na região de Embu-Guaçú/SP. As mudanças no Ford Cargo não foram poucas, pois passaram pelo motor, caixa de câmbio, cabine e carroçaria. O motor original, o antigo FNH deu lugar para um propulsor MWM da série 229 turbinado, a caixa de câmbio passou a ser um modelo ZF – acoplada a um sistema de transmissão 4X4 (para todo tipo de terreno) – com caixa de transferência e redução. Soma-se ainda ao conjunto roda livre na dianteira e rodado traseiro que passou de duplo para simples.
Na parte da cabine a transformação foi grande também. Para isso foi necessária a contratação de empresas especializadas para transformar uma unidade padrão em outra de quatro portas e com capacidade para acomodar sete pessoas. Com mais peso para sustentar, a suspensão da cabine também sofreu alterações. Ao final, foram gastos na transformação, segundo José Pregal, superaram os 200 mil reais. “Comprei o caminhão só para fazer a modificação, mas ficou muito mais caro do que eu havia imaginado inicialmente, mas valeu a pena”, afirmou.
Pregal diz que sua família é aventureira e logo na viagem de estréia do Ford Cargo 4X4 projetado por ele – em dezembro passado – deu um giro pelo Paraguai, Mato Grosso e passou por São Paulo em direção à Bahia. Ele, a mulher e o filho. Dentro do baú existem pia, geladeira, fogão e banheiro com chuveiro aquecido a gás. A princípio foram instalados dois tanques de combustível de 350l cada um, mas depois Pregal resolveu transformar um deles em reservatório de água.
Para rodar sem problemas com a fiscalização nas estradas, os documentos foram alterados e o Ford Cargo 1615 passou a ser considerado “veículo especial”. Com isso não pára em balança e nem paga pedágio do eixo traseiro. Como Pregal e sua família não viajam tanto assim, ele diz que se alguém estiver interessado em alugar o caminhão para evento é só procurá-lo.