Os pneus, câmaras de ar, protetores, válvulas, aros e rodas devem ser armazenados em locais cobertos e fechados. Estejam montados em aros ou não, os pneus devem ser armazenados devidamente limpos. Produtos de borracha não devem ser expostos à luz solar ou artificial forte, calor, ozônio (motores elétricos e etc.) e hidrocarbonetos (derivados de petróleo), pois tais elementos tendem a causar sua degradação.

As câmaras de ar para pneus devem ser ligeiramente infladas, polvilhadas com talco ou grafite e colocadas dentro dos pneus, ou, então, armazenadas vazias em em prateleiras, acomodadas em pilhas de no máximo 50cm de altura. Estrados com piso de sarrafos não são recomendados, pois suas bordas podem danificar câmaras de ar que ficam por baixo.

Se as câmaras  de ar forem fornecidas em caixas de papelão, ou sacos, estas deverão permanecer embaladas, porque este tipo de embalagem protege os produtos contra possíveis contaminações e degradações devido ao ozônio e aos efeitos da luz.

Os protetores, por sua vez, devem ser colocados preferencialmente dentro dos pneus, junto com a câmara. Porém, se for necessário estocá-los separadamente, devem ser acomodados em prateleiras e protegidos de contaminação por pó, graxa e umidade. Nunca devem ser armazenados pendurados, para não sofrerem deformação e alongamento. As válvulas deverão ser mantidas preferencialmente na própria embalagem, evitando-se também a umidade e o contato com quaisquer produtos que possam danificá-las.

Os aros e as rodas devem ser armazenados livres de umidade. Caso sejam empilhados, estes deverão ser de mesmo diâmetro e a pilha não deverá exceder 1,20 metros. Nos casos de rodas de alumínio, a eventual umidade retida entre as superfIcies de duas rodas tenderá a ocasionar manchas de difícil remoção.

O armazém deverá ser seco e fresco (a temperatura ideal é entre 12 e 25 graus) e moderadamente ventilado, devendo ser evitada a umidade. Cuidados devem ser tomados para que não haja ocorrência de condensação. Pneus que serão destinados a reforma/conserto devem ser bem secos antes de sua armazenagem.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]