Por João Geraldo

Além de estar em fase de remodelação de sua rede de concessionários, para entrar em uma nova fase que terá oferta de caminhões em todas as categorias de peso, a MAN Latin America acaba de inaugurar seu primeiro centro de treinamento para capacitar profissionais da sua rede autorizada. Trata-se de um espaço com área de 3.500 metros quadrados, formado por dois prédios que reúnem áreas técnica e administrativa e 13 salas de treinamento, para aulas teóricas e práticas, inclusive com exaustores para funcionar os motores, e três salas de reunião, onde também se aplica treinamento para profissionais da área de exportação.

 

Malagrine
Centro ocupa área de 3.500 metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 5 milhões incluindo os equipamentos que simulam falhas para diagnósticos

No total, foram investidos R$ 5 milhões, incluindo equipamentos como cabines em corte que permitem a reprodução de mais de 200 falhas para diagnósticos. “Investir em treinamento é uma atividade estratégica da empresa”, resume Sérgio Beraldo, responsável pela implantação do centro, instalado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Todo o material didático do treinamento foi desenvolvido pela própria fábrica. De acordo com Ricardo Alouche, diretor de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America, antes havia apenas uma sala na fábrica ou espaços improvisados em hotéis, além de quatro unidades móveis de treinamento (em atividade desde o ano passado). “Estamos sendo atacados pelos nossos concorrentes, por isso temos de fazer coisas novas”, disse. Alouche acrescenta que a rede conta atualmente com 145 concessionários e mais de 1.100 boxes, 580 mil passagens/ano pela oficina e 8.200 funcionários. Em 2010, a MAN Latin America treinou oito mil profissionais e a expectativa com as novas instalações é chegar a 12 mil pessoas por ano.

Diz ainda a inauguração do centro de treinamento é mais uma etapa nos planos de crescimento da empresa, os quais irão culminar com o lançamento de uma linha completa de caminhões e ônibus da marca Volkswagen além da chegada dos modelos MAN. Ele conta que a montadora começou este ano produzindo 270 unidades/dia, número que estará em 340 a partir de setembro e adianta que em outubro a companhia terá toda a sua linha de caminhões da marca Volkswagen renovada, além do lançamento da linha MAN que estará nas concessionárias a partir de janeiro de 2012, com a rede já devidamente preparada.