Por João Geraldo

O mineiro Sebastião Amaro Neto, de Borda da Mata, tem um Ford Cargo 1422 ano 95, um caminhão F6 ano 52 e um outro veículo da marca fabricado em 1928 (ambos para restaurar). Apesar de ser carreteiro desde 1972, tem um motorista que trabalha com seu caminhão, assim aproveita parte de seu tempo disponível para restaurar veículos antigos e garante que não faz para ganhar dinheiro. Pelo contrário, é uma paixão que só dá gasto.

Seu maior orgulho, entretanto, é um caminhãozinho Ford modelo 1946 V8 a gasolina (caixa de câmbio de 4 marchas com mais 4 reduzidas no diferencial) que encontrou há 12 anos dentro de uma garagem na também cidade mineira de João Boulervard. “Apesar de estar muito danificado, naquela ocasião, o dono não queria se desfazer do veículo por valor algum, porque ele pensava em restaurá-lo. Já tinha até feito todo o motor, mas depois desistiu de prosseguir seu trabalho. Insisti durante seis meses para convencê-lo a me vender o Fordinho”, lembra Sebastião.

Desde então, passou a comprar tudo que encontra para o veículo em oficinas, ferro-velhos e desmanches. Ele lembra que as rodas são originais e ela as encontrou em Teófilo Otoni/MG e outras partes em vários lugares por onde passou. Primeiro ele juntou uma boa quantidade de peças e somente em 1997 começou o trabalho de restauração. E, finalmente, em julho deste ano, colocou o veículo na estrada.

Sua primeira viagem foi entre sua cidade e parecida/SP, só que o veículo foi de carona na carroçaria de outro caminhão. “Eu poderia ter ido rodando, mas como estávamos num grupo grande, com o mesmo destino, a Festa do Carreteiro, resolvi levá-lo remontado.