Por Katia Siqueira

Encontrada por três pescadores no Rio Paraíba/SP, em meados de 1717, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – coroada em 08 de setembro de 1904 – completa neste mês de setembro cem anos da sua coroação. Para comemorar o centenário com grande festividade e dar a devida importância ao fato, o Santuário Nacional, em parceria com a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Nordeste Paulista (Ajoresp), promoveu um concurso para escolher uma coroa para marcar esta data especial.

Coroar significa distinguir a imagem, considerando-a de importância especial para a evangelização do Brasil. Outrossim, é destacar que a imagem que representa a Mãe de Deus, a bendita entre todas as mulheres, tem o reconhecimento e o carinho do povo brasileiro. A nova coroa é uma jóia ofertada a Nossa Senhora Aparecida, e será usada em oportunidades especiais. Não é substituição e não é uma segunda coroa, é a coroa do centenário”, explica o Padre Darci José Nicioli, administrador do Santuário.

1219t

A jóia que marca o centenário da coroação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi escolhida por um júri popular formado por 63.870 pessoas que a elegeram entre cinco finalistas selecionados entre 167 trabalhos inscritos no concurso. A coroa vencedora, das designers mineiras Lena Garrido e Débora Camisasca, foi confeccionada por artesãos da cidade de Ribeirão Preto/SP.

O projeto da peça teve como foco principal o amor e a força da fé do povo brasileiro com Nossa Senhora Aparecida. E para expressar a grande importância da homenagem à Santa, foi utilizado na coroa ouro amarelo de 18 quilates na sua confecção. Trata-se de obra cujos elementos e simbologia representam o povo brasileiro e a luz irradiada por Nossa Senhora Aparecida. É constituída ainda por 600 pedras preciosas (diamantes, topázios e turmalinas ) e mede 13cm de altura por 11 de largura. São as mesmas dimensões da coroa doada pela princesa Isabel em 1884 (20 anos antes da coroação) e que voltará a adornar a cabeça da Santa Padroeira do Brasil no início do próximo ano.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua padroeira oficial em 1929 pelo Papa Pio XI. Com o passar do tempo a devoção pela Santa foi crescendo e a Basílica Velha – cuja obra foi iniciada em 1834 – ficou pequena. Era necessário construir outro templo. As obras da Basílica Nova começaram em 11 de novembro de 1955 e em 1980 foi consagrada pelo Papa João Paulo II (ainda em construção). Desde então, passou a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Santuário Nacional.