Por João Geraldo

A quarta edição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, encerrada dia 27 de outubro, em São Paulo/SP, teve como vencedor o autônomo Vinícius de Moraes, profissional com 35 anos de idade e 14 anos de estrada. Autônomo com o caminhão agregado à Expresso Hércules, Moraes transporta autopeças e alimentos industrializados por rotas do Brasil e do Mercosul. Como prêmio por ter se destacado entre quase 50 mil carreteiros inscritos no concurso da Scania – e ter ficado com o título de melhor motorista de caminhão do Brasil – ele recebeu prêmios (eletrodomésticos e móveis) no valor de R$ 30 mil, R$ 6 mil em dinheiro e uma viagem com acompanhante à Suécia.

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Confronto para definir o vencedor da competição exigiu muita habilidade e calma por parte dos carreteiros durante realização das provas práticas

Vinicius, que é filho de carreteiro, se classificou na segunda final regional realizada em Ponta Grossa/PR, nos dias 04 e 05 de agosto e se consagrou como o melhor motorista de caminhão do Brasil na grande final em São Paulo que reuniu 24 motoristas finalistas de várias regiões do Brasil. No dia 26 de outubro foram realizadas as provas teóricas, de cheklist e de percurso. “Ensinamentos como direção segura, econômica e responsável, preservação do meio ambiente são alguns dos valores que levarei da competição”, disse o campeão do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil emocionado pela conquista.

No segundo dia (27 de outubro) os motoristas disputaram as provas de manobras, que funcionaram como sistema de eliminação e foram divididas em Direção Precisa, prova que consistiu em medir a capacidade dos motoristas em manobrar o caminhão em marcha à ré e estacioná-lo com precisão. Nesta etapa foram eliminados seis motoristas, restando 18 para o Combo, para o qual os profissionais foram divididos em seis trios. O desafio para cada carreteiro foi ter de completar um circuito contornando quatro cones em marcha à ré e entrar numa garagem, depois atravessar um espaço entre dois tambores e derrubar um pino vermelho (posicionado ao lado de outros dois azuis sem derrubá-los). Nesta etapa foram eliminados mais 12 motoristas, restando apenas seis para a próxima prova, O Rei, nas qual os competidores, divididos em três duplas, tinham de derrubar os pinos vermelhos, localizados nos cantos da garagem, sem deixar os azuis caírem. O vencedor de cada dupla foi o que completou primeiro o desafio proposto e ao final restaram os três finalistas para a Super Final que definiu o campeão. Os três se enfrentaram em um circuito em Z, o qual tiveram de fazer em marcha-à ré sem derrubar os obstáculos e ainda derrubar o pino vermelho no final do trajeto e no final do percurso. Se caisse o pino errado, o motorista podia descer do caminhão e levantá-lo. O vencedor, Vinicius de Moraes se sobressaiu sobre Fabiano Medeiros da Silva e Jorge Pereira de Araújo, segundo e terceiro classificados, respectivamente e também autônomos com caminhão agregado.

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Depois do teste Direção Precisa, os finalistas enfrentaram a prova do Combo (1), a do Rei (2), e a Super Final no Circuito em Z (3)

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No total, a edição deste do MMCB deste ano reuniu 47 mil candidatos, sendo que 5% deles utilizaram a internet para fazer o cadastro. “Na edição passada, apenas 2% (de um total de 28 mil inscritos) se inscreveram pelo site”, disse Márcio Furlan, gerente de marketing da Scania.

O objetivo do concurso é avaliar as habilidades dos condutores, contribuir para a segurança nas estradas e valorizar o profissional, além de promover uma condução eficiente. O número recorde de inscrições atingido nesta edição se deve à ação da empresa realizada junto a transportadores que liberaram seus motoristas. Rodrigo Machado, coordenador do MMCB, diz que a ação foi um avanço para o setor de transporte. “Se todas as transportadoras do País investirem em treinamento haverá uma redução em larga escala dos acidentes nas rodovias”, supõe.

Ainda de acordo com Machado, o evento gerou uma grande onda de incentivo à direção defensiva, à qualificação do condutor e à busca pelo treinamento constante no setor do transporte rodoviário de cargas durante o período em que esteve em atividade nos últimos seis meses. “O MMCB possui um papel social importante, Estima-se que um motorista treinado pode gerar economia de combustível de até 10%, o que também contribui para a sustentabilidade”.

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O carreteiro Vinicius de Moraes, da cidade de Sertão/RS, foi o grande vencedor da quarta edição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

Se inscreveram no concurso motoristas habilitados com CNH categoria E, principalmente porque as provas práticas são realizadas com conjunto cavalo-mecânico. Os modelos disponibilizados para o participantes foram um R 440 e um R 480, com caixa automatizada Opticruise, cada um deles atrelado a uma carreta de três carreta de três eixos. Dois semipesados P 310 e um R 620 V8 também fizeram parte do comboio que percorreu 12 mil quilômetros para cumprir todas as etapas do MMCB.

Todos os 47 mil cadastrados responderam a um questionário da prova teórica, com questões de múltipla escolha e dissertativas envolvendo temas como direção, segurança, equipamentos e legislação. Pelo regulamento, só foram classificados aqueles que atingiram no mínimo 12 pontos, além de outras avaliações técnicas, dos quais ficaram os 1.200 candidatos que participaram das 24 finais regionais. Para o diretor-geral da Scania do Brasil, Roberto Leoncini, a edição de 2014 deverá ter um número maior ainda de inscritos no MMCB. Em relação à realização de uma competição envolvendo motoristas de vários países, o executivo diz que uma competição na América Latina poderia ser um começo.

ORIGEM NA SUÉCIA
Realizado pela primeira vez em 2003 pela Scania da Suécia e com o nome de Young European Truck Driver (jovem motorista de caminhão da Europa), a ideia principal do concurso era incentivar os jovens do continente a aderirem à profissão, sendo permitida a inscrição de candidatos com idade máxima de 30 anos. Naquele ano a competição reuniu seis mil competidores de 20 países do continente e foi disputada uma única final. Foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2006, sob o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, e com o foco voltado à segurança e economia de combustível. O evento é realizado atualmente em várias partes do mundo, com África do Sul, Taiwan, Austrália, Coreia do Sul, Malásia, Namíbia e Tanzânia, além da Argentina.