Por João Geraldo

Embalada na passagem pelo Brasil da regata Volvo Ocean Race, a montadora aproveitou a ocasião para lançar a série especial do extrapesado FH com o nome da maior competição a vela da atualidade. Os veículos se diferenciam dos demais da marca pela cor da cabine pintada em azul metálico Ocean Race e também pelos adesivos nas laterais sugerindo ondas estilizadas aplicados ao lado da indicação da potência do motor. “Séries especiais são muito bem aceitas no mercado e trazem muitos benefícios”, comentou Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo do Brasil.

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Série especial homenageia a Volvo Ocean Race, a maior regata do mundo da atualidade e traz, de série, vários itens que privilegiam conforto e segurança

Além da diferença visual notada à distância, a série especial VOR se diferencia também internamente, a começar pelos bancos revestidos em couro e com detalhes também na mesma cor azul da cabine. Para aumentar o conforto do motorista, o banco é elétrico e com memória para três posições, além de regulagem de altura e distância, aquecimento, ventilação e ajustes pneumáticos nas laterais e na lombar.

Para completar os diferenciais no interior da cabine, a cortina é presa por uma corda fabricada em material náutico e os tapetes são personalizados e têm impresso o emblema da regata, o mesmo aplicado ao console superior da cabine. Outros diferenciais da série Volvo Ocean Race são os revestimentos das portas também em couro, com bordados, do mesmo desenho dos adesivos externos. “Este caminhão é o mais seguro, confortável e bonito do mercado”, destaca Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil.

Por tratar-se uma série com apenas 100 unidades, os veículos têm diferenciais em relação ao produto convencional, além da cor da cabine e da indicação de série especial. Um importante diferencial dos veículos é terem o pacote completo de dispositivos de segurança oferecidos pela Volvo atualmente no mercado brasileiro. A lista inclui o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), cuja função é reduzir o risco de capotamento do caminhão nas curvas; Piloto Automático Inteligente (ACC), que regula a velocidade do veículo de acordo com trânsito; Monitoramento de Faixa de Rodagem (LKS), o qual emite um sinal sonoro quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar; e o Sensor de ponto Cego (LCS), um radar que informa se há objetos ao lado direito nas operações de trocas de faixa.

Outros dispositivos inclusos ao pacote tecnológico voltados à segurança são o Freio Eletrônico (EBS), uma unidade que analisa a situação para melhorar o desempenho da frenagem; os Freios Antitravamento das rodas (ABS) e o Detector de Atenção (DAS), o qual emite um sinal sonoro e uma mensagem ao entender que o motorista está cansado.

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Banco revestido em couro e com regulagem elétrica, aquecimento e outros itens é um dos diferenciais internos encontrados na série especial

Todos os modelos são equipados também com suspensão pneumática, freio motor VEB500, faróis de xenon, geladeira, mesa para trabalho, preparação para TV, rádio com CD player, MP3, Bluetooth, saída USB, controles no volante (este revestido em couro) e ar condicionado com controle de temperatura. De acordo com Bernardo Fedalto, apesar de todo o pacote oferecido na série especial, não houve alteração no preço, sendo cobrados apenas os itens opcionais. Em relação à motorização, a série é disponível com opções para 460 e 540cv de potência.

Mais de 70 mil milhas marítimas

A Volvo Ocean Race, acontece a cada quatro anos e tem a fabricante de caminhões sueca como sua principal patrocinadora. “É a mais difícil e importante regata mundial da atualidade. Superação dos limites, respeito ao meio ambiente e desafios são temas diários na vida dos velejadores e também estão presentes na Volvo”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil.

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Tradicionalmente, a competição percorre os cinco continentes (cerca de 72 mil quilômetros, aproximadamente 40 mil milhas náuticas) em mais de nove meses. Este ano fizeram parte da competição seis embarcações, todas equipadas com dois motores Volvo Penta, sendo um usado para ligar o gerador, o dessalinizador e carregar as baterias; o outro pode ser utilizado em manobras nos portos ou em situações de emergência.

Trata-se de um dos maiores eventos esportivos do mundo, a Fórmula-1 dos mares, pois além de envolver conhecimento e técnica de navegação a vela é um grande desafio nos mares, com nove etapas: Alicante (Espanha), Cape Town (África do Sul) Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajai (Brasil), Miami (Estados Unidos), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda). A perna entre Nova Zelândia e Brasil é a mais longa da competição, com 12.417 quilômetros e apenas cinco embarcações chegaram a Itajaí/SC, uma delas teve problemas e foi levada de navio cargueiro para os EUA. Os veleiros e tripulação permanecem por alguns dias em cada etapa, e a largada do Brasil para Miami aconteceu dia 22 de abril.

Construídos em fibra de carbono, os barcos, tem 21,4 metros de comprimento e cinco de largura na popa, são projetados para ter uma aerodinâmica perfeita e podem alcançar velocidade até 74km/hora (equivalente a 40 nós). A vela mestra (a maior) tem 31,5 da ponta do mastro até a linha d’água, altura equivalente a um prédio de 10 andares. “É um esporte ambientalmente correto. Tem familiaridade com qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente, valores cultivados pela Volvo, além de atributos como ousadia, coragem, espírito de aventura e determinação, também valorizados dentro das empresas”, concluiu Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa da Volvo (JG).