Na edição 2011 do Truck Test, os carreteiros conduziram caminhões das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Sinotruk, Volkswagen e Volvo, por um percurso de quatro quilômetros – com trechos de subidas, descidas, retas e curvas – dando aos motoristas a oportunidades de comparar o desempenho dos veículos. Coordenado por Calos Alberto Montagner, diretor da CBA (Confederação Nacional de Automobilismo), o Truck Test disponibilizou ao motorista um total de 14 caminhões, entre modelos semipesados, pesados e extrapesados e todos implementados e lastreados no peso de balança.
Assim como nos anos anteriores, muitos motoristas se surpreenderam com o que encontraram nos veículos modernos. Foi o caso de Otacílio Gomes, de 39 anos de idade e 20 na estrada. Ele dirigiu, entre outros, o modelo Howo, da chinesa Sinotruk e fez o seguinte comentário: – “É muito diferente, espaçoso e foi bem durante todo o percurso. Além disso, esse caminhão vem completo, a cabine tem bastante espaço para a gente se movimentar, a altura do teto é ótima e a cama é boa. O motor também respondeu bem no teste, acho que este veículo será bem aceito no Brasil”, avaliou.
Sudário Antonio Nascimento, 41 anos e há 17 na profissão, elogiou bastante o modelo Stralis Eurotronic, da Iveco. “É como dirigir um carro de passeio, de tão bom”, disse empolgado. Outro motorista que desceu do caminhão impressionado foi José Carlos Ribeiro Avelino, 61 anos de idade e 45 anos de experiência como motorista de caminhão. Ele dirigiu um modelo Axor, da Mercedes-Benz e disse que praticamente nem tocou no acelerador e o caminhão foi muito bem. “O câmbio é excelente. Só falta andar sozinho, de tão leve. É muita tecnologia”, destacou.
Haroldo Bastos, 28 anos e há 10 na estrada, fez questão de testar a nova linha da Ford. “É muito bom, bastante confortável. Eu tenho um modelo Cargo que não quebra, aguenta peso e o “rojão” do dia a dia. Acho que o novo é tão bom quanto o meu. Mas queria dirigi-lo no dia a dia”, conclui.
Pela primeira vez na Feira do Carreteiro, José Clodoaldo Vieira, 40 anos de idade e 20 no transporte de carga, dirigiu o Volvo FH e destacou o conforto e estabilidade do veículo. “É ótimo, tem muito conforto, é estável, respondeu bem em todo o percurso”, comentou. Thiago Luiz Santos Souza, de 29 anos, que transporta sucata, avaliou o desempenho do Constellation Tractor, da Volkswagen. “É muito bom, mostrou um ótimo desempenho em todo o percurso. Tem muita força, principalmente se a gente considerar que ele está com um bitrem”, ressaltou.
A Eaton, que marcou sua participação como a patrocinadora da atividade, destacou em seu espaço localizado no Truck Test as novas embreagens para caminhões e ônibus a partir de sete toneladas de PBT. A empresa, que tem também caixas remanufaturadas para veículos médios e pesados, expôs uma unidade de 13 velocidades, da sua linha Reman, em corte para ser vista pelos visitantes.