A Renovias, concessionária responsável pelas rodovias que ligam o Circuito das Águas ao Sul de Minas, acaba de implantar no km 136 da SP-340 uma barreira de aço galvanizado de 80 centímetros de altura e 54 de largura na base, em módulos com seis e 12 metros de extensão que pesam, respectivamente, 540kg e 1.080 kg cada, totalizando uma extensão de 474 metros. O objetivo é proporcionar uma proteção adicional aos usuários durante o período de construção da nova ponte sobre o rio Camanducaia, no sentido interior. Os veículos estão circulando em mão dupla no local, em função do desvio de tráfego para que seja possível a realização da obra.
De acordo com o gerente de operações de tráfego da concessionária, Rogério Cezar Bahú, é a primeira vez que o equipamento está sendo utilizado no Brasil, e pelo fato de não ser rígido ele se movimenta diante de um impacto normal e devolve o veículo à pista, evitando que haja o choque com outro no sentido contrário. O equipamento terá importante função no local onde o tráfego é intenso e as obras têm previsão para durarem aproximadamente um ano. Em outras situações seriam utilizados apenas cones e cavaletes para sinalizar e direcionar o fluxo do trânsito.
A barreira de aço, ainda de acordo com Bahú, oferece segurança semelhante à proporcionada pela de concreto, tendo como vantagens adicionais a redução do prazo de montagem e desmontagem, maior facilidade de transporte e menor peso. O equipamento absorve o impacto de um ônibus de 13 toneladas em velocidade de 70 km/h, numa colisão de ângulo de 20 graus.