A higiene bucal é importante não só para a saúde do carreteiro como também para um bom relacionamento pessoal. Afinal, alguns problemas como halitose, popularmente conhecido como mau hálito – e provocado pela falta de cuidados com os dentes – pode ser desagradável e até prejudicar nas relações de trabalho.
Estimativas mostram que este mal atinge de forma crônica mais de 40% da população brasileira e na maioria das vezes é resultado de alguma alteração fisiológica que muda o odor do hálito. Entre as causas do mau hálito estão a ingestão de alguns alimentos como alho ou cebola, jejum prolongado, má higiene oral, gengivite, baixo fluxo salivar (boca seca), problemas renais, ou hepáticos, diabetes e saburra lingual – material viscoso e esbranquiçado ou amarelado, que se adere ao dorso da língua.
Muitas vezes, as pessoas desconhecem que sofrem de halitose. Algumas formas de saber é cobrir a boca e o nariz com a mão, exalar e sentir ou perguntar a alguém de confiança. Se o resultado for positivo procure um dentista, que irá fazer uma avaliação precisa e definir qual o tratamento mais adequado para o problema não evoluir para doenças mais graves (DG).
Como prevenir a halitose:
o Escovar os dentes duas vezes ao dia e usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e as partículas de alimento que se acumulam todos os dias.
o Escovar a língua
o Remover a dentadura antes de dormir, limpando-a bem antes de recolocá-la de manhã.
o Visitar seu dentista periodicamente para fazer uma revisão e uma limpeza de seus dentes.