A Autolife apresentou recentemente como solução para maior segurança do motorista e da carga a cabine blindada com baú antiarrombamento. Com mais de 10 anos no mercado, a empresa utiliza manta Kvelar (material usado na fabricação de coletes a prova de balas) para a blindagem da cabine, além de aço 304 inox balístico e vidros a prova de bala de 21mm, atingindo nível III-A, conforme norma norte-americana de blindagem.

No Brasil, o nível III-A é a proteção máxima que uma empresa de transporte de mercadorias comuns consegue obter. Após a blindagem, o peso da cabine é aumentado – no máximo em 200 quilos – e o custo varia entre R$ 38 mil e R$ 40 mil em caminhões de sete a nove toneladas. Para os modelos de 12 a 17 toneladas o preço fica entre R$ 48 mil e R$ 55 e nos maiores a blindagem pode chegar a R$ 80 mil.

Já o baú antiarrombamento recebe uma proteção de aço desenvolvida para dificultar o corte e conta também com uma porta com fechadura randômica que só é possível ser aberta com um código gerado pela própria transportadora quando o caminhão chega ao seu destino. O custo médio é de R$ 40 mil e depende do tamanho e o peso do revestimento gira em torno de 1.500 quilos.

Apesar do equipamento, a Autolife faz questão de ressaltar a importância do motorista de caminhão cultivar hábitos seguros e não trafegar com os vidros abertos ou parar em locais não programados pela transportadora. A empresa oferece aos clientes treinamento de segurança, prevenção de assaltos e técnicas de direção defensiva e evasiva. (DG)