Por João Geraldo

Um ano e três meses após ter lançado no Brasil três opções da linha Transit – dois furgões e uma van -, a Ford acaba de ampliar a oferta de semileves da marca com a versão chassi. Indicado para o transporte de cargas em áreas urbanas, principalmente aquelas aonde existem restrições de circulação de caminhões, o Transit Chassi é equipado de fábrica com uma série de itens que privilegia o conforto e a segurança, assim como nos demais modelos já ofertados no País. O veículo chegou para concorrer num segmento – de 3.300 a 3.500kg de PBT – atendido por outras cinco marcas e que atingiu 17 mil unidades comercializadas no ano passado, com projeção de chegar entre 18 e 19 mil em 2010.

FORD BRASIL TRANSIT MAR«O 2010

 

Com entreeixos de 3.954mm, o veículo pode receber um baú nas medidas de 2.260mm de altura, 2.200mm de largura e 4.100mm de comprimento, totalizando 20,3m3 de capacidade. Outra opção possível é a instalação de implemento com 18,4m3, para o qual as medidas são 2.260mm de altura, 2200mm de largura e 3.710mm de comprimento. Para o baú maior o balanço traseiro é de 1.648mm, deixando o veículo com 6.535mm de comprimento total, enquanto para o menor o balanço é de 1.262mm e o comprimento de 6.150mm.

Oswaldo Jardim, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul, destaca que a Transit Chassi é um veículo versátil no trânsito urbano com um nível de eficiência e tecnologia sem igual. “É uma solução prática e moderna para os clientes que exigem o melhor, com economia em todo o ciclo da operação”, relata.

Vidros e retrovisores elétricos, rádios CD-Player com controle no volante, travamento das portas e outros itens tornaram o interior da cabine semelhante ao de carro de passeio
Vidros e retrovisores elétricos, rádios CD-Player com controle no volante, travamento das portas e outros itens tornaram o interior da cabine semelhante ao de carro de passeio

O executivo acrescenta que o veículo vendido no Brasil tem a mesma configuração do que é comercializado no mercado europeu, onde tem se destacado há mais de 40 anos. “É um veículo desenvolvido para trazer o melhor resultado nas diferentes aplicações de transporte urbano, tanto no ponto de vista econômico quanto operacional”, conclui. A meta para o Transit Chassi é atingir participação de 14% do segmento ainda este ano.

Equipado com motor Duratorq 2.4, com injeção commom-rail e caixa de câmbio de seis marchas, o Transit vem dotado de um sistema de partida em rampa, que integrado ao ABS impede que o veículo deslize para trás quando o motorista tira o pé do pedal de freio. Outro item de linha é o controle eletrônico de estabilidade, que impede o patinamento das rodas mesmo em pavimentos de baixa aderência. Pedro Aquino, gerente de marketing da Ford Caminhões, explica que o conjunto de dispositivos de segurança corrige eventuais deslizes do motorista. Acrescenta que a ergonomia e o conforto oferecidos pelo veículo ao motorista reduzem o seu desgaste físico, que também consiste em um importante fator de segurança, pois está ligado à incidência de acidentes.

FORD BRASIL TRANSIT MAR«O 2010

O preço de venda do Transit Chassi não foi revelado durante seu lançamento, por questão de estratégia, segundo Oswaldo Jardim. Porém, o valor deverá estar situado entre R$ 45 e 90 mil, faixa em que atuam as cinco marcas concorrentes no mercado de 3.300 a 3.500kg de PBT. Em 2009, 78,6% do mercado para este tipo de veículo ficou com o Estado de São Paulo, seguido pelo Paraná, com 4,2 e Rio de Janeiro, 3,1%.