Ao se notar vibrações anormais num veículo é importante diagnosticar a origem e corrigir o mais rápido possível. O mais comum é o desequilíbrio do conjunto pneu/roda.

Um conjunto de pneus e rodas desbalanceadas provoca uma vibração em todo o veículo podendo danificar, além dos pneus, diversas peças mecânicas do mesmo. terminais, buchas e rolamentos são os mais atingidos por essas vibrações.

Existem dois tipos de desbalanceamento que podem ocorrer nesse caso, o desbalanceamento estático e o dinâmico. Eles podem ser provocados pelos seguintes itens:

Desequilíbrio das rodas

Desuniformidade dos pneus e/ou aros

Centragem incorreta da roda na montagem no veículo

Centragem incorreta do pneu na roda

Outros

Os dois tipos de desbalanceamento do conjunto pneu/roda são:

Desbalanceamento estático

Esse tipo de desbalanceamento provoca uma vibração no plano vertical do conjunto tende a fazer a roda “pular” e sua vibração é sentida em velocidades próximas a 60km/h e aumenta gradativamente conforme se aumenta a velocidade. (fig.1)

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Desbalanceamento dinâmico

Esse desbalanceamento é sentido a partir de 70/80km/h e deixa de ser sentido a partir de 130km/h apesar de continuar agindo no conjunto.

É um tipo de desbalanceamento que provoca uma vibração lateral no conjunto pneu/roda conhecido como “chime”. (fig.2)

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Para a correção dos desequilíbrios existem dois tipos de equipamentos usados para caminhões/ônibus:

As máquinas que fazem o balanceamento do conjunto fora do veículo e corrige tanto o desequilíbrio estático quanto o dinâmico;

As máquinas que fazem o balanceamento com o conjunto montado no veículo (só montagem simples/eixos dianteiros) que só conseguem fazer a leitura do desbalanceamento estático e mesmo assim deve ser usada como afinação do balanceamento somente

O correto, portanto, é que todos os conjuntos de pneus/rodas a serem montados no veículo, mesmo os que forem montados em reboques e semirreboques, sejam balanceados estática e dinamicamente nas balanceadoras de coluna, como são chamadas. É um equívoco pensar que as balanceadoras locais (que balanceiam o conjunto montado no veículo) é mais eficiente pois muitos acham que ela balanceia todo conjunto incluindo discos de freio e/ou tambores. Esses componentes já vêm balanceados de fábrica. Existem outros itens no veículo que podem causar vibrações que são:

Eixos cardans desbalanceados ou tortos;

Discos de freios deformados;

Tambores de freios ovalizados;

Amortecedores com defeito

bom trabalho e até o mês que vem.

Esse Boletim Técnico é de responsabilidade do Consultor na Área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas pelo e-mail [email protected]. Até o próximo mês.