A participação da ANTT ocorreu por meio de comunicação com os carreteiros sobre a necessidade e a importância do agendamento junto aos terminais do Porto de Santos, e por meio da fiscalização do cumprimento das normas da ANTT referentes ao transporte rodoviário
de cargas em alguns pontos estratégicos. Os pontos de fiscalização em Frutal/MG, em Itiquira/MT e em Alto Araguaia/MT operaram durante o período de 15 de fevereiro a 31 de março de 2014, conforme planejado. Os pontos de fiscalização em Paranaíba/MS e em Igarapava/SP operaram no mesmo período e, adicionalmente, no dia 01 de abril de 2014.
De 15 de fevereiro a 01 de abril de 2014, na Operação Safra, a ANTT abordou 14.550 veículos transportando soja, dos quais 11.301 veículos estavam com descarregamentos agendados e 3.249 não. Entre os veículos não agendados, como mostra um levantamento feito com os condutores a partir de 16 de março de 2014, aproximadamente 87% seguiram para o pátio de Sumaré, onde seria feito o agendamento, conforme procedimento estabelecido a partir de 07 de março de 2014.
Do total de veículos abordados em mais de um ponto de fiscalização, durante a Operação Safra, 555 estavam sem agendamento na primeira abordagem. Paralelamente, na última abordagem desses veículos, 301 estavam agendados e 254 não. De acordo com os dados analisados nesse período e nessa ação conjunta, a operação foi de bastante êxito, já que o objetivo principal, que era a diminuição das filas na chegada para o descarregamento no Porto, foi alcançado.
Existem muitas coisas a se melhorar, com iniciativas como essa a Agência vem se credenciando como um órgão que se preocupa e não mede esforços para alcançar seu objetivo maior, isto é, “assegurar aos usuários adequada prestação de serviços de transporte terrestre e exploração de infraestrutura rodoviária.”
Um ponto bastante positivo da Operação Safra 2014, foi a possibilidade de ouvirmos aos motoristas envolvidos nesse processo. Conhecer as necessidades e das dificuldades enfrentadas por eles, também é combustível para ampliarmos e evoluirmos ainda mais no que tange ao atendimento dessas causas.
Dúvidas: www.antt.gov.br
Fale Conosco | [email protected] Tel.: 166 – Ouvidoria ANTT