Por João Geraldo
A Michelin encerrou o ano de 2013 com recorde de vendas de pneus para caminhões e ônibus. As vendas de produtos para veículos pesados no período apresentaram crescimento superior a 23% para os mercados de primeiro equipamento e também para reposição, tendo este batido recorde de um milhão de pneus vendidos no Brasil em um único ano. A empresa anuncia também que até o final de 2014 irá ampliar em 30% a capacidade de produção da unidade industrial, conforme adiantou o gerente de marketing e vendas para pneus de ônibus e caminhões da marca para a América do Sul, Feliciano Almeida.
De acordo com ele, um dos responsáveis pelo crescimento em 2013 foram os investimentos realizados na fábrica de Campo Grande/RJ. Almeida cita também que várias outras ferramentas têm ajudado a atender às demandas do mercado, entre elas a capacidade de inovação constante com investimentos crescentes em pesquisa e desenvolvimento. Em sua definição, a Michelin não vende apenas produtos, mas também performance agregada a um serviço de qualidade. “Para isso, contamos com uma estrutura de profissionais especificamente treinados para apoiar a rede de distribuição e os clientes finais”, concluiu.
Além do aumento de capacidade, programado para este ano, a empresa pretende aumentar também em 10% as vendas de pneus para caminhões e ônibus para o mercado de reposição. A estratégia de crescimento inclui a renovação de 85% da oferta de produtos para os segmentos rodoviário, urbano e misto do transporte de carga e passageiros nos próximos cinco anos. O mais recente lançamento da marca ocorreu em dezembro de 2013, o Michelin X Multi D, na medida 295/80 R22,5. “É um pneu exclusivo para eixo trativo, que oferece maior rendimento quilométrico, mais economia, força, segurança e conforto para o transportador, lista Isabella Ferraz, gerente de marketing de pneus de caminhões e ônibus.