Por João Geraldo

1916t

Depois de percorrer mais de 8.700 quilômetros por caminhos cheios de pedras, erosões, abismos e relevo rochoso, entre outros tipos de pisos, que além de dificultar a locomoção de qualquer tipo de veículo são verdadeiras armadilhas, os brasileiros André Azevedo (piloto) e Maykel Justo e o tcheco Mira Martinec, da equipe Petrobras Lubrax, ficaram com o quinto lugar na classificação geral entre os demais times de vários países da Europa, que competiram com caminhão na edição 2007 do Rally Dakar, a maior corrida fora-de estrada do mundo.

Este ano, que marcou a 20a participação de Azevedo no rally, 85 caminhões entraram na competição, e apenas 60 conseguiram chegar ao final. A vitória ficou com uma equipe holandesa que venceu o Rally com três horas de vantagem sobre o segundo colocado, com um caminhão MAN. A equipe brasileira mais uma vez competiu com um caminhão Tatra, de fabricação tcheca e chegou com uma diferença de pouco mais de cinco horas em relação à primeira colocada.

André Azevedo disse que esperava enfrentar um rally mais técnico, mas lamentou que a organização promoveu uma competição muito dura, com maior ênfase a caminhos com pedras. “Apesar de ser terreno plano, principalmente na região do Marrocos, os pneus sofreram muitos cortes e chegavam a dilacerar. Eu esperava um trajeto maior pelas dunas do deserto do Saara, mas desta vez tivemos apenas três dias na areia”, explicou. O piloto disse ainda que parou em cinco dos trechos da competição para fazer reparos no caminhão.

A largada aconteceu dia 06 de janeiro em Lisboa/Portugal, pelo segundo ano consecutivo, depois os veículos seguiram para a Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal, cuja capital é Dakar. Os caminhões, como acontece todos anos, são os últimos a largar e também os últimos a completar a prova. Além do trio, a equipe Petrobras Lubrax conta também com Klever Kolberg e Eduardo Bampi, que participam com uma picape Mitsubishi Pajero Full 3.8 e Jean Azevedo, com uma moto KTM 700, que competem nas categorias carro e moto, respectivamente. Também participaram do rally 250 motos e 187 carros.

Marca/ano fabricação Tatra/2005
Motor Tatra refrigerado a ar, 19 litros, bi-turbo com intercooler
Potência 750 HP
Câmbio Tatra, 18 marchas
Peso 10.100 kg
Pneus Pirelli Pista PS 22
Lubrificante Lubrax Top Turbo
Tração 4×4, suspensão independente
nas quatro rodas
*velocidade limitada em 150 km/h.