Por João Geraldo
fotos: Divulgação
De vários modos e formas, a tecnologia da comunicação e envio de dados está cada dia mais presente na rotina dos profissionais ligados ao transporte rodoviário de carga, e com boa ênfase na rotina do carreteiro. Atualmente, vários sistemas, plataformas e ferramentas são aplicadas pelo setor para monitorar, controlar e cuidar do caminhão e da forma como está sendo usado, além de uma série de outras funções utilizadas para otimizar a operação.
De acordo com o gerente de serviços conectados da Volvo Trucks, Michael Gudmunds, com a conectividade, os caminhões vão permanecer o tempo todo online (conectados) compartilhando informações em tempo real sobre seu estado operacional, desempenho e localização. Ele reforça que o acesso remoto a uma vasta gama de dados dos veículos está promovendo novos padrões de eficiência, segurança, atendimento e rentabilidade ao cliente e destaca que o impacto mais profundo do caminhão conectado está na operação das frotas.
Boa parte dos motoristas brasileiros já tem ideia de como será esse futuro citado por Gudmunds, pois também já está conectada e tirando proveito da tecnologia través do uso do Smartphone, tablet, notebook e computador de mesa (veja boxe com matéria sobre pesquisa realizada pela Volvo).
Em apresentação feita no Brasil sobre o tema, no mês de agosto, Gudmunds, disse que, entre várias outras coisas, a conectividade vai zerar as paradas do caminhão não planejadas, e também criar soluções e serviços compartilhados. Em outras palavras, como já ocorre, a conectividade vai permitir o planejamento de serviços de manutenção, acompanhar o consumo do veículo, performance do motorista, planejar rotas, corrigir falhas do veículo e realizar ações independentes da localização.
Ele destacou, por exemplo, o item manutenção do veículo, no qual será possível substituir a peça na hora certa. A meta é melhorar sempre a gestão do negócio, reduzir o consumo de combustível, controlar a manutenção com mais eficiência e aumentar a segurança, entre outros eventos. “A conectividade monitora tudo, diagnostica e faz atualizações remotas para que o caminhão não pare, utilizando informações coletadas do próprio veículo”, acrescentou.
Assim, de acordo com a explicação do especialista da Volvo Trucks, para se chegar ao índice de zero paradas não planejadas do caminhão, o sistema vai informar a hora certa da troca de determinada peça do veículo, baseado numa curva de desgaste do componente. Manutenção preditiva, conforme ele disse, diferente da preventiva e da corretiva.
Mas esse controle advindo da conectividade será apenas para situações técnicas descobertas durante a inspeção do veículo ou identificadas por sensores para encaminhar o caminhão para a manutenção ou ação necessária. Isso porque o desempenho do motorista – e isso já acontece – podem ser comunicados a quem interessar provocando até treinamento do profissional. Outros tipos de informação podem ser integrados à gestão da frota, tais como sistemas para equilibrar a distribuição de mercadorias, melhoria da produtividade do motorista e automação da documentação e registros.
A nova linha de caminhões Volvo 2015, a qual a empresa destacou como caminhões conectados, já trazem algumas das tecnologias da conectividade. Uma delas é o sistema que lê a topografia da estrada e memoriza. Numa viagem futura pela mesma rodovia, o dispositivo utiliza os dados para, automaticamente tornar a troca de marchas mais eficiente, assim como o uso do freio motor. Essa tecnologia, chamada pela empresa de I-See, melhora o desempenho e economia do caminhão.
Outra tecnologia já disponível é o My Truck, aplicativo para Smartphones que reproduz no aparelho muitas das funções exibidas no painel de instrumentos do caminhão. Mesmo a distância é possível ter acesso a informações sobre o status do veículo, como nível do combustível, do Arla32, óleo do motor, líquido de arrefecimento, água do limpador de para-brisa e funcionamento das lanternas e faróis. A montadora disponibiliza também em seus caminhões o Dynafleet, sistema de gerenciamento de frota que ajuda o motorista a ter um jeito mais econômico de dirigir. Esta tecnologia gera relatórios individuais do desempenho do motorista e permite acompanhar consumo e emissão de poluentes.
“Num setor cada vez mais competitivo e com fretes cada vez mais achatados, é imprescindível usar toda a tecnologia possível para tornar a operação mais eficaz e com custos menores”, finalizou Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões do Grupo Volvo America Latina.
Carreteiros conectados
Os motoristas estão cada mais conectados. A afirmação é do gerente de marketing da Volvo no Brasil, Daniel Homem de Mello, ao apresentar pesquisa realizada com carreteiros. De acordo com o trabalho realizado pela montadora, 62% dos estradeiros ouvidos informaram ter computador de mesa em casa; 24% disseram ter tablet em casa; 4% usam o aparelho nas viagens; 38% tem notebook em casa; 4% viaja com um para usar na estrada.
Porém, quando se trata exclusivamente de motoristas que percorrem trechos de longas distâncias, 60% afirmam ter Notebook em seu domicílio, uma indicação de que os estradeiros que fazem rotas mais longas utilizam mais a Internet. Além disso, a pesquisa mostrou que 38% têm smartphones e desse total 67% utilizam o aparelho para acessar a Internet, 55% para conversar no WhatsApp, e 67% o usam para fazer chamadas.
“O Smartphone é usados pelos motistas de caminhão como uma multiplataforma, pois além de ser uma ferramenta de trabalho é fundamental para mantê-lo próximo da família e amigos enquanto viaja”, acrescentou Homem de Mello. O estudo realizado pela Volvo mostrou também que mais de um terço dos carreteiros ouvidos acessam a Internet diariamente. “Tudo isso comprova que estamos no caminho certo oferecendo a linha de caminhões mais conectada e mais avançada do mercado”, concluiu.