Por Daniela Giopato

É indiscutível o alto nível de eficiência dos caminhões atuais. Porém, para que proporcionem resultados satisfatórios é necessário que todos os envolvidos no processo do transporte rodoviário de carga estejam aptos a lidar e a utilizar o veículo e suas tecnologias de maneira correta. Para a obtenção do melhor aproveitamento do caminhão, o primeiro passo tem sido a entrega técnica do veículo, seguida pela capacitação e reciclagem dos profissionais, com destaque para o motorista.

“Se o motorista usar todos os recursos técnicos do veículo, e de forma adequada, podemos afirmar que o consumo de combustível será melhor, a vida útil do sistema de freio e embreagem também serão alongadas, dentre outros itens que favorecerão o cliente”, comenta Sergio Beraldo, gerente executivo de pós-vendas da MAN Latin America. Ele ressalta que no momento da entrega do caminhão para o frotista ou motorista a empresa tem a oportunidade de mostrar todas as características e recursos técnicos disponíveis no caminhão.

Para a MAN, o momento da entrega do caminhão é importante para mostrar todas as características e recursos disponíveis do veículo
Para a MAN, o momento da entrega do caminhão é importante para mostrar todas as características e recursos disponíveis do veículo

Beraldo acrescenta que esses aspectos são reforçados nos eventos de treinamento realizados junto para motoristas. No curso de direção defensiva e condução econômica, por exemplo, o caminhão é apresentado em detalhes aos motoristas, para que eles conheçam os recursos do veículo e possam lançar mão quando for necessário. “Nossos instrutores são treinados em conjunto com a nossa equipe de engenharia e qualidade. Eles acompanham os testes dos produtos antes mesmo de serem lançados, para terem experiência com os produtos que passarão a encontrar na frota do cliente. Para isso usamos a rota e as condições operacionais dos clientes”, explica.

A formação de monitores e cursos técnicos para mecânicos e eletricistas das áreas de manutenção veicular e frotistas e treinamentos de condução são ações que também recebem atenção e investimentos por parte da Mercedes-Benz. Sérgio Foratto, gerente de treinamento pós-venda, explica que a empresa tem monitores para treinar os motoristas da casa, porque eles são os multiplicadores das técnicas de condução aos motoristas dos clientes. “Temos a possibilidade de ministrar os treinamentos na fábrica de Campinas/SP ou nas instalações dos próprios clientes”, explicou. Ele acrescentou que a empresa disponibiliza um instrutor de técnicas de operação para cada concessionário. Esse profissional é capacitado pela matriz com as técnicas didáticas e práticas dentro de um padrão internacional.

Na Mercedes-Benz, motoristas são treinados para serem multiplicadores das técnicas de condução e repassá-las aos profissionais dos clientes
Na Mercedes-Benz, motoristas são treinados para serem multiplicadores das técnicas de condução e repassá-las aos profissionais dos clientes

No caso da Volvo existe uma força tarefa para capacitar cada grupo econômico da empresa quando algum produto novo ou serviço é disponibilizado no mercado. O objetivo é deixar toda a rede preparada para atender de maneira satisfatória o cliente e sanar todas as suas dúvidas. A entrega técnica é obrigatória a todos os veículos da marca e isso inclui a apresentação do veículo, princípios de manutenção e outros cuidados. Tudo para preparar o cliente no primeiro contato com o caminhão.

“As concessionárias oferecem treinamento básico sobre os modelos da marca, para que o cliente entre em contato com as novas tecnologias e entenda como o veículo opera e como utilizá-lo de maneira econômica”, explicou Karen Wasman, gerente de desenvolvimento de competência. A Volvo possui instrutores que trabalham dentro das concessionárias e atuam em conjunto com a fábrica.

Concessionários Volvo oferecem treinamento nos modelos da marca para que o cliente possa usufruir de maneira correta das tecnologias disponíveis
Concessionários Volvo oferecem treinamento nos modelos da marca para que o cliente possa usufruir de maneira correta das tecnologias disponíveis

A empresa disponibiliza também programas de desenvolvimento e formação de instrutores, os quais abrangem didática, parte teórica e prática e capacitação sobre os aspectos técnicos do caminhão. “Nosso trabalho, enquanto fábrica, não é oferecer apenas o treinamento e sim garantir que esse treinamento seja realmente eficaz. Por isso vamos até a ponta para sentir as necessidades e renovar os conceitos para melhor atender o cliente”, explicou Karen.

A Scania, por sua vez, também oferece a entrega técnica de caminhões por meio de sua rede de concessionárias. Um profissional capacitado pela empresa entrega as chaves ao cliente (ou ao motorista dele) e oferece as explicações técnicas e funcionais sobre o veículo. O objetivo da ação também é fazer com que o cliente e o motorista conheçam as tecnologias disponíveis no produto a fim de obter o máximo de eficiência e desempenho. Marcel do Prado, chefe de pré-vendas, diz que a rede está sendo atualizada constantemente. “Neste ano, criamos um treinamento de serviços específico para os programas de manutenção. No lançamento do Streamline, em 2013, houve uma mudança de conceito na marca, que passou a oferecer soluções integradas de produto mais serviço. Essa mudança foi passada intensamente para a rede e tem surtido efeito positivo até hoje, e continuará assim”, explicou.

Programa de treinamento de motoristas da Scania auxilia na condução ideal do veículo e ajuda o transportador a obter resultados satisfatórios
Programa de treinamento de motoristas da Scania auxilia na condução ideal do veículo e ajuda o transportador a obter resultados satisfatórios

Os treinamentos técnicos da Scania podem ser realizados tanto na fábrica quanto no cliente. Existe a possibilidade também de treinar um líder da empresa, que irá pulverizar as informações entre as equipes. O treinamento pode ser para melhoria de condução, conhecimentos técnicos, mecânica e de tecnologia na prática. “O Programa de Treinamento de Motoristas Scania auxilia na condução ideal do veículo e ajuda o profissional a obter o melhor desempenho. O motorista treinado tem o título de Master Driver e o programa é ministrado em dois dias úteis”, detalha Prado, acrescentando que é possível adaptar os conteúdos para necessidades individuais de cada cliente”, destacou Prado.

A Iveco possui programas de pós-venda que levam ao cliente final uma instrução de toda nova tecnologia implementada nos seus veículos. Um dos programas é o Top Driver, que treina os motoristas para as melhores formas de conduzir os caminhões da marca, além de apresentar as inovações que a montadora lança em sua gama de produtos. Outro programa da marca é o Entrega Técnica, no qual um especialista da concessionária demonstra as funcionalidades, as tecnologias e as vantagens da utilização da correta do caminhão.

Na Iveco programa Top Drive, treina motoristas para as melhores formas de conduzir o veículo e apresenta as inovações da empresa foto: Lucas Ninno/Fotos da Terra
Na Iveco programa Top Drive, treina motoristas para as melhores formas de conduzir o veículo e apresenta as inovações da empresa foto: Lucas Ninno/Fotos da Terra

“Utilizamos também a internet (Youtube e WhatsApp) como importantes ferramentas para divulgar conteúdo de treinamentos, boas práticas e novidades para a condução correta dos veículos”, adiciona o gerente de pós-vendas, Rômulo D’Alessandro.

A Iveco conta também com o Top Driver, cuja função é passar as principais características dos produtos da marca para motoristas, encarregados de frotas e proprietários, além de treiná-los através do acompanhamento de algumas viagens, focando a redução do consumo de combustível, preservação do equipamento, segurança, ergonomia e bem-estar do motorista. “Para cada treinamento realizado entrevistamos o cliente para garantir a excelência do serviço prestado”, explica D’Alessandro, acrescentando que a nova pista de testes no complexo industrial de Sete Lagoas/MG, é o ambiente perfeito para treinamento de nossos motoristas e instrutores de campo.

A Ford Caminhões possui treinamento para frotistas, no qual é disponibilizado um instrutor para acompanhar a operação. O objetivo é apresentar normas de condução econômica e informações sobre legislação e segurança, assim como cuidados ambientais, para melhorar a logística e reduzir os custos operacionais. De acordo com supervisor de marketing da empresa, Flavio Costa, somente em 2015, foram capacitados mais de 1500 motoristas em operação econômica.

Outra ação considerada pela montadora de grande importância é a entrega técnica. Em 2015, a rede realizou o processo com mais de 6.000 motoristas, todos com foco no produto adquirido pelo cliente. Segundo Flávio Costa, em todas as ações disponibilizadas pela empresa, a rede de distribuidores tem participação fundamental. “Caso o cliente necessite de treinamento personalizado, é a rede que faz o agendamento junto à fábrica e os treinamentos podem ser realizados tanto na sede do distribuidor Ford – com a presença de um ou mais clientes com produtos similares – ou na base do cliente”, explicou.

OS CLIENTES

Entre as montadoras e o carreteiro estão as empresas do setor de transporte que já entenderam a importância de investir em treinamento e cursos para profissionalizar e atualizar seus motoristas, afim de torná-los mais eficientes no desempenho da função. Uma dessas organizações é a JSL, que oferece – desde 2006 – Programa de Educação Continuada (PEC) aos motoristas. A ação abrange a todas as categorias de condutores da frota da empresa e tem como foco principal treinamento e desenvolvimento em novas tecnologias.

De acordo com Claudemir Turquetti, gerente de desenvolvimento humano e organizacional da JSL, todos os motoristas são qualificados para conhecer bem a condução do veículo, além de receberem incentivos para compreender cada detalhe que amplie a produtividade. “Com essas orientações, há redução de custos operacionais, porque evita a má operação dos veículos”, explica.

Na JSL, os motoristas são qualificados para conhecer melhor a condução do veículo, além de receberem incentivos para aumentar a produtividade
Na JSL, os motoristas são qualificados para conhecer melhor a condução do veículo, além de receberem incentivos para aumentar a produtividade

Claudemir explica ainda, que os treinamentos focados no entendimento de novas tecnologias têm tido ótima aceitação, e os colaboradores já estão acostumados a receber informações quando surgem inovações e também compreendem a importância de trabalhar com elas. “Todos mostram interesse em se submeter à capacitação para operar bem o caminhão e se atualizar com o que há de mais moderno no mercado interno”, afirmou. Os motoristas também passam por reciclagens periódicas promovidas no Centro de Desenvolvimento da JSL.

Outra empresa que também investe na capacitação de motoristas é a Braspress, que incentiva e patrocina cursos de direção defensiva e econômica para seus motoristas usarem o veículo de forma segura e eficiente. Estas ações são desenvolvidas em conjunto com as principais montadoras e abrangem todas as fases das operações urbanas e rodoviárias. A empresa informa que criou também um departamento dedicado e especializado no controle das condições ideais do profissional rodoviário, permitindo que estejam preparados para cumprir suas jornadas, em rigorosa e perfeitas condições físicas.

A Braspress utiliza simuladores no treinamento dos profissionais e acredita que a integração do motorista com as tecnologias tem grande importância
A Braspress utiliza simuladores no treinamento dos profissionais e acredita que a integração do motorista com as tecnologias tem grande importância

“Mais do que simples treinamentos, disponibilizamos, ferramentas de apoio e preparação para que nossos motoristas possam se reciclar, melhorar e até mesmo aprender novas técnicas que os orientem para uma direção eficiente, privilegiando o quesito segurança, diante dos riscos inerentes à atividade”, disse Luiz Carlos Lopes, diretor de operações. O executivo afirmou também que muitas vezes os motoristas se surpreendem com os próprios resultados, pois ao longo da vida profissional acumulam vícios de direção. A empresa também utiliza simuladores no treinamento dos profissionais.

“Hoje a integração com as tecnologias é necessária e torna o motorista diferenciado em relação à grande maioria. O motorista Braspress é desejado por muitas empresas, pois adquirem preparação especial, mas é comum não vermos tal preocupação na grande maioria dos transportadores”, finalizou Lopes.