Por João Geraldo
Fotos Divulgação
Disposta a manter a posição de líder de emplacamentos no mercado brasileiro de caminhões, a MAN Latin America preparou uma série de novidades para os modelos da linha 2016, nas diferentes categorias em que concorre. Os novos produtos mantêm a estratégia da montadora de oferecer caminhões sob medida e por isso a empresa procurou deixar os veículos mais simples, embora passe a oferecer mais opções de motorização, de transmissão e maior diversificação de faixas de cargas, entre outras novidades.
Os modelos da marca Volkswagen, que formam as famílias Delivery (leves), Worker (médios) e Constellation (semipesados e pesados) serão disponibilizados na versão Trend, com veículos mais despojados, e AdvanTech, com produtos mais completos. De acordo com Roberto Cortês, CEO da MAN Latin America, os produtos da nova linha estão mais adequados ao momento econômico e às condições econômicas dos clientes e mostram a reação da empresa diante da crise.
Entre as novidades da nova linha leve o destaque é o Volkswagen Delivery 13.160 (com 3º eixo), modelo que utiliza caixa de transmissão ZF 6S 1000 TO de seis velocidades e chega para substituir o 10.160 Plus 6X2, o qual utiliza o mesmo motor Cummins de 160cv. O vice-presidente de vendas e marketing da MAN Latin America, Ricardo Alouche, acrescenta que o Delivery 13.160 pode ser aplicado no transporte de bebidas, plataformas de auto socorro, tanque de combustível e de gás e outras operações nas quais o veículos tem de circular nos centros urbanos com maior carga útil.
“O Delivery 10.160 é o caminhão leve com maior capacidade de carga no mercado brasileiro e atende a legislação dos veículos urbanos de carga (VUC)”, conclui. Outro lançamento da empresa é o chassi 9.160 ECE específico para o transporte de valores. Trata-se de uma nova opção da empresa, que já conta com o chassi 8.160 ECE também para aplicação como carro-forte. Outras versões da linha Delivery são a 5.150, 8.160, 9.160 e 10.160 Na linha Worker, a novidade é a versão 17.230 , apresentada como um caminhão que pode ser aplicado para entregas em áreas urbanas e trechos rodoviários de curtas e médias distâncias. O veículo encontra aplicação também em operação com caixas coletoras e compactadoras de 15m3 de resíduos sólidos e de 19m3 para coleta seletiva de lixo. O modelo oferece opção para tomada de força para compactação de carga em movimento.
O motor que equipa o Worker 17.230 é o MAN D08, de quatro cilindros em linha com 225cv e tecnologia de emissões EGR, que não utiliza Arla32 para atender a legislação do Proconve P7. A transmissão é Eaton, manual, com opções para quatro ou seis velocidades e a versão de série tem entre eixos de 4.800mm. O modelo se junta a outros da família Worker com motorizações nas potências de 190, 260 e 280cv.
O maior número de novidades apresentadas pela MAN Latin America está nos produtos da linha Constellation, a qual conta com veículos para o segmento de caminhões médios, semipesados e pesados. Na linha media, o destaque é o Constellation Distributor, disponibilizado nas versões 17.230 4X2 e 23.230 6X2, para 17 e 23 toneladas de PBT, respectivamente. As principais diferenças em relação aos modelos Worker estão na cabine e no conforto, além de oferecer o banco 3+1 (motorista e três passageiros).
Nas linhas semipesada e pesada, uma das novidades é a transmissão automatizada ZF 12 AS 1420, de 12 velocidades para o Constellation 24.330. Já a versão 30.330 8X2 (cujo PBT é de 29 toneladas) passou a ter o segundo eixo direcional de fábrica e com garantia. Equipado com motor Cummins ISL de 330cv de potência, esse veículo é indicado para aplicações rodoviárias e também de distribuição operando, em ambos os casos, com implemento baú frigorífico e furgão, graneleiro, basculante, sider e tanque.
Também são novidades da linha Constellation os cavalos-mecânicos 19.360 e 25.360, desenvolvidos para tracionar semirreboques de eixos espaçados e PBTC de 45 e 53 toneladas, respectivamente. Ambas as versões disponibilizam caixas de transmissão ZF com 16 marchas, mecânica e automatizada, sendo que o 25.360 conta com sistema que auxilia o caminhão na partida em rampas.
O cavalo-mecânico 25.420 8X2 V-Tronic com segundo eixo direcional de fábrica também passa a fazer parte do portifólio de produtos da MAN Latin America. Trata-se de um veículo com motor Cummins ISL de 420cv e caixa de transmissão automatizada de série. É um veículo para aplicações rodoviárias com como carreta graneleira, basculante e tanque, com PBTC de 54,5 toneladas.
Outras versões da linha Constellation são o 17.260 4X2 e 24.260 6X2 Compactor, ambos para o segmento de coleta de lixo. Equipados com transmissão Eaton mecânica de seis velocidades e automática Allison S 3000. Alguns dos destaques dos veículos são manequim para auxilio de partida em rampa, espelhos retrovisores de duplo foco, espelho auxiliar de manobra, escapamento vertical, banco para três passageiros e tecla cega para acionamento dos equipamentos.
Já o Constellation 26.280 é o modelo apresentado pela montadora para operar com balão de betoneira. O veículo é equipado com motor MAN D08, com sistema EGR de controle de emissões e tem como novidade a opção pela caixa de transmissão automática Allison S3000.
A linha de caminhões Premium da empresa, formada pelos modelos MAN TGX, tem como novidade a opção para a a versão 28.440 8X2. Trata-se de um veículo para aplicações rodoviárias com diferentes tipos de implementos, para operar com PBTC de 48,5 e 54,5 toneladas de PBTC. O trem de força é formado pelo motor MAN D26, de 12,4 litros, com sistema SCR, e caixa de transmissão automatizada MAN TipMatic de 16 velocidades. Já o MAN 29.480, o mais recente produto da marca no mercado brasileiro, é indicado para composições de maior peso, como bitrem (57 toneladas de PBTC) e rodotrem (74 toneladas).
A volta do Titan Tractor
O retorno do Volkswagen Titan Tractor, o cavalo-mecânico de entrada da montadora, é um dos destaques da linha 2016. A nova versão 19.330 é equipada com a cabine do Constellation, motor Cummins de 330cv e transmissão manual ZF 16 AS 1585 TD, com opção para a transmissão V-Tronic ZF 16AS 22 30 de 16 velocidades. O modelo será disponibilizado apenas na configuração de eixo 4X2 e terá como concorrentes os cavalos-mecânicos na sua faixa de potência.
Outros detalhes do veículo são dois tanques de combustível, com 275 litros cada um. Entre as aplicações indicadas pela empresa, as mais comuns são o transporte de carga seca, container, furgão frigorífico, carreta cegonha e transporte de carga viva. Além do novo Titan Tractor, a empresa está lançando uma série especial do Constellation em comemoração aos 10 anos de lançamento da linha.
Produzido entre 2002 e 2005, o VW 18.310 4X2 levou a empresa, na época Volkswagen Caminhões, a atingir picos de 56% de participação de mercado no segmento de cavalos-mecânicos 4X2 com até 350cv de potência. De acordo com a montadora, em cinco anos foram vendidas 12.299 unidades, um recorde para o mercado na época. Equipado com motor de 310cv, sua capacidade de carga era de 28 toneladas.