Por João Geraldo

Uma das novidades da Mercedes-Benz nesta edição da Fenatran é o fora-de-estrada 2726 6X4 com cabine avançada para aplicações como betoneira e basculante e também na versão plataforma para os segmentos de cana e madeira. Equipado com motor de 260cv de potência o veículo tem capacidade para 27 mil quilos de PBT e 45 mil de PBTC.

Outra novidade na linha de produtos é o Actros 4144 8X4. Trata-se de um caminhão produzido na Alemanha que chega ao Brasil para atender segmentos fora-de-estrada. Com PBT técnico de 48 mil quilos, o veículo é equipado com motor de seis cilindros em V e 435cv de potência e 100% importado.”O Actros tem motor em V, mas tem muitas peças intercambiáveis do Axor”, disse Eustáquio Sirolli, gerente de marketing de produtos caminhão, que adiantou o preço do modelo no Brasil em torno de R$ 500 mil.

Além destes, a montadora mostra outros 17 modelos de sua linha de veículos, mas o grande destaque preparado pela empresa para esta Fenatran são os avançados testes desenvolvidos pela Mercedes-Benz no Brasil no campo do biodiesel B100. A montadora é a primeira do País a apresentar resultados de testes com o B100 (combustível 100% biodiesel), após realizar testes funcionais e de durabilidade com motores eletrônicos em banco de prova e agora iniciando os testes com os veículos em operação normal de transporte. “O B100 requer um tempo, e os testes vão se prolongar até o final de 2008”, diz Gilberto Leal, do setor de desenvolvimento de motores da Mercedes-Benz.

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Leal lembra que o biodiesel tem poder calórico 12% menor do que os combustíveis fósseis, porém reduz o material particulado e lembrou que quanto mais biodiesel menos enxofre é expelido no meio ambiente pelos motores. Em relação ao B20, ele acrescenta que os testes já são uma realidade, com 15 veículos da marca em plena operação. Em relação ao B5 os testes já estão concluídos em banco de prova, sem restrições, inclusive sem alteração nos motores ou intervalos de manutenção, enquanto o B2 já está liberado para o mercado sem restrições desde setembro de 2006. “Os veículos Mercedes-Benz já saem de fábrica com B2 no tanque”, concluiu Leal.

“Caminhões Mercedes-Benz. A sua excelência é o nosso negócio”. Baseada neste slogan, a montadora vai procurar mostrar aos clientes quatro pontos importantes decorrentes do fato da marca ser reconhecida no mercado por estar há 50 anos no mercado brasileiro. “A peça mais cara para o cliente é aquela que não está na prateleira”, alerta Mário Laffitte, gerente de marketing comunicação, ao citar a importância do serviço pós-venda para uma marca de caminhões.

Outro ponto citado por Laffitte é o custo operacional do veículo, principalmente em relação ao consumo de combustível . Por isso é importante que o caminhão tenha uma boa média em todas as operações e neste aspecto é importante o treinamento do motorista. Além do valor de revenda dos veículos da marca, a empresa também alerta o cliente para o treinamento de profissionais da rede.

A montadora expõe também a linha Renov de produtos remanufaturados para motores e caixas de câmbio, com garantia de 12 meses sem limite de quilometragem. No caso do motor, o usado do cliente entra como forma de pagamento. As peças aplicadas são 100% genuínas e custam cerca de 55% do preço de um similar novo. Outro item na Fenatran é o Contrato de Manutenção, do qual a Mercedes-Benz já tem mais de mil em vigência.

Uma novidade apresentada pela montadora é o Fleet Board, gerenciamento de frota como redução do custo operacional do transportador. Neste item inclui a forma de dirigir do motorista e manutenção preventiva entre outros itens. ” O propósito desta ferramenta é o gerenciamento da frota e não de risco, como acontece no Brasil. Na Fenatran é só apresentação, mas esperamos que o mercado goste e compre”, finaliza Eustáquio Sirolli.