Por João Geraldo

Em velocidade cada vez maior, as pesquisas e avanços tecnológicos estão proporcionando certos dispositivos e aparelhos que – sem exagero algum – vimos apenas nos filmes de ficção científica, como no conhecido seriado 007. Porém, graças a pesquisas e a tecnologia, muita coisa se tornou realidade nos últimos anos e estão prontas para atender à sociedade, seja em termos de conforto, qualidade ou segurança.

Um exemplo dos avanços no campo da segurança veicular é o Volvo Safety Truck, um caminhão que reúne os mais avançados dispositivos para que o veículo rode de modo que sua contribuição reduza os acidentes rodoviários. Trata-se de um pacote de tecnologia que foi apresentado na Fenatran, em outubro passado, num cavalo-mecânico preparado na Suécia para comemorar os 80 anos de existência da marca Volvo. Desta vez, um modelo FH 520 – o caminhão mais potente produzido atualmente na América Latina – e com o mesmo visual da série comemorativa, possibilitou que se apresentasse pela primeira vez no Brasil o que existe de mais moderno e recente em equipamentos de segurança ativa e passiva.

O primeiro passo da segurança começa pelo carreteiro. Para colocar o motor em funcionamento é preciso que ele sopre um bafômetro e o motor só funcionará se o teste demonstrar que o seu nível alcoólico encontra-se dentro dos limites permitidos pela legislação em vigor. Denominado de alcolock, estará disponível no Brasil até o final deste ano. “A ingestão de álcool por motoristas é um problema mundial e temos certeza de que a introdução desta tecnologia na cabine do caminhão poderá evitar muitos acidentes e salvar muitas vidas”, disse Bernardo Fedalto, gerente da linha F.

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Alcolock só deixa o motor entrar em funcionamento se o nível alcoólico do motorista estiver dentro dos limites permitidos pela legislação

Uma vez com o motor acionado e o veículo em movimento, o pacote de segurança continua em atividade. O Controle Eletrônico de Velocidade, batizado pela Volvo de CC2, emite sinais sonoros e luminosos para alertar o motorista de que ele corre risco toda vez que o caminhão se aproximar demais do veículo que está à frente. “E se houver necessidade, o freio motor e o freio de serviço são acionados automaticamente”, acrescenta o gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo, Álvaro Menoncin.

Ainda no seu trajeto ao volante do Volvo Safety Truck, mesmo que o carreteiro se descuide ao volante, um mecanismo denominado pela Volvo de LKS previne a saída involuntária do veículo da pista de rolamento, através do monitoramento das faixas de rodovia. “Trata-se de uma tecnologia extremamente importante para a segurança, pois impede que o caminhão avance para a pista contrária e provoque um acidente”, explica Alexandre Parker, engenheiro de produto da montadora.

No trânsito das rodovias ou mesmo nas manobras é comum o motorista ter áreas de difícil ou praticamente sem visualização alguma. Nestes casos, o condutor do Volvo Safety Truck pode contar com os sensores de radar para monitorar e alertá-lo de que há presença de outros veículos ou objetos ao seu lado. O dispositivo conta também com câmeras que operam em conjunto com os radares.

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Sistema que monitora as faixas de rolamento da rodovia impede que o caminhão avance para a pista contrária e provoque acidente

Em seu trajeto com o Volvo Safety Truck, o carreteiro pode contar também com o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), cuja função é reduzir o risco de capotamento e de derrapagens em curvas. A atuação se dá da seguinte maneira: se o veículo entra em uma curva em velocidade maior do que a necessária, o sistema automaticamente reduz a pressão dos freios e passa a atuar de maneira individual nas rodas.

“A função do ESP é detectar as situações de perigo para o caminhão e atuar rapidamente para evitar um eventual acidente”, explica Glênio Karas, engenheiro de vendas de caminhões da Volvo do Brasil. Gustavo Novicki, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin América acrescenta que “tudo é feito a partir de informações obtidas por meio de sensores de direção no volante, de aceleração lateral do veículo e da velocidade na rodas”.

Os conhecidos sistemas de freio ABS – que não permite o travamento das rodas durante as frenagens – e o EBS – que gerencia eletronicamente o sistema de freio a disco – também fazem parte do pacote de tecnologia. Outros itens acrescentados ao veículo, que também contribuem para a segurança viária são os faróis de Xenon; caixa eletrônica I-Shift com trocas automatizadas; faróis de luz do dia, que se acendem quando o motor do veículo é acionado; alarme do freio de estacionamento, cinto de segurança integrado ao assento do motorista, luzes e lanternas que não ofuscam a visão do condutor, airbag, sistema antiintrusão frontal, um tipo de limpa-trilhos para que o caminhão não suba nos veículos menores em caso de colisão; alarme e imobilizador de partida, detector de fumaça dentro da cabine; saias laterais aerodinâmicas com proteção antiintrusão lateral e suspensão a ar com controle eletrônico de altura.