Por João Geraldo
A Mercedes-Benz do Brasil e Ticket Car (do grupo de cartões Ticket), estão lançando o MercedesServiceCard, cartão de consumo de combustível, peças e serviços destinado a frotistas de caminhões, ônibus e comerciais leves. De acordo com Ari Carvalho, diretor de diretor de pós-venda da Mercedes-Benz do Brasil, o cartão vai ajudar o frotista a reduzir o custo operacional e a obter eficiência e produtividade.
Tido como um produto inovador no segmento do transporte rodoviário de carga, o MercedesServiceCard pode ser pré ou pós-carregado com créditos e disponibiliza todas as informações de operações realizadas pelo motorista. Na prática, trata-se de uma plataforma que amarra todo o pacote de produtos e serviços disponibilizados pela montadora, além de servir para a compra de combustível, com desconto, na rede credenciada Ticket Car.
Carvalho argumenta que o cartão é um investimento da Mercedes-Benz para a expansão do artendimento pós-venda, pois é uma ferramenta que possibilita a compra de peças e serviços em qualquer concessionária da marca. Além disso, acrescenta o executivo, pode ser usado em toda a rede credenciada Ticket Car e se beneficiar de vantagens também no abastecimento do veículo. “Devido as vantagens que disponibiliza, além da facilidade no pagamento que dispensa o uso de dinheiro vivo, o MercedesServiceCard é, na prática também uma forma de fidelização do cliente”, adiciona.
O pacote de produtos e serviços disponibilizados pela montadora inclui peças do Alliance Truck Parts, contratos de manutenção e garantia adicional, pacote de assistência 24 horas e o Renov (marca própria de peças remanufaturadas, que atualmente chega a 200 itens). “A Mercedes-Benz é a primeira marca de veículos comerciais no País a oferecer um cartão de consumo de combustível, peças e serviços em condições especiais para os frotistas”, conclui.
Em relação à compra de combustível com o cartão, o responsável pela unidade de negócios gestão e despesas da Ticket, Gustavo Zanardi Chicarino, destaca que a empresa tem uma equipe própria para negociar o valor do combustível com os postos para os portadores do cartão Ticket Car. Atualmente, a rede de postos credenciados chega a 11.200 estabelecimentos. Ele afirma que está bastante otimista com a parceria entre a Ticket e a Mercedes- Benz, pois reconhece que se trata de um importante passo para os negócios da companhia.
“A Mercedes-Benz é reconhecida por ofertar serviços inovadores que atendem aos anseios de seus clientes, assim como a Ticket”, justifica. Chicarino acrescenta que o MercedesServiceCard é utilizado com sucesso há mais de 10 anos na Europa, devido aos benefícios que traz para o clientes. Por enquanto o cartão atende apenas ao frotista, mas ele adianta que a empresa vai lançar, em breve, um produto semelhante para o motorista autônomo, além de um produto na mesma linha também para a gestão de pneus de carga, na Fenatran.