Poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar da especificação denominada Geometria de Ackermann. Na prática, consiste num arranjo geométrico de ligações na direção de um veículo, desenvolvida para resolver o problema do trajeto das rodas interiores e exteriores quando o veículo está fazendo uma curva. Nesta condição, as rodas desenvolvem trajetórias diferentes, porque os raios das curvas das rodas são diferentes.

Para se evitar arrastes e desgastes desnecessários, em 1817, Rudolph Ackermann patenteou um sistema que permite que as rodas virem em Ângulos diferentes pois desenvolvem raios de curva também diferentes.

Funcionamento

Quando um veículo está desenvolvendo uma curva, as rodas tem de desenvolver ângulos diferentes e sempre a 90º em relação às rodas, culminando num mesmo ponto num prolongamento imaginário de uma linha que é o prolongamento do eixo traseiro do caminhão.

Esse efeito é produzido pelo trabalho da barra de direção juntamente com os braços, formando um quadrilátero, por isso esse item também é conhecido como Quadrilátero de Ackermann.

Para se entender melhor esse conceito, imagine que uma a roda interna da curva tem que descrever um raio de viragem menor que a roda que fica do lado externo da curva. Se as duas virassem no mesmo ângulo (como as carroças ou os carrinhos de rolimã), haveria um desgaste acentuado dos pneus durante essas manobras.

A Geometria de Ackermann faz esta disposição automaticamente inclinando os pivots de direção para dentro de modo a que se prolongássemos linhas a partir deles, estas se cruzassem no eixo traseiro quando a direção está neutra. Os pivots de direção são unidos por uma barra rígida (tie rodem em inglês) que faz parte do mecanismo de direção. Este engenho garante que qualquer que seja o ângulo da direção, as rodas vão traçar circunferências concêntricas.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]