Por João Geraldo
Depois de Volkswagen, Ford, Volvo e Mercedes-Benz, é a vez da Iveco também entrar no mercado de cavalos- mecânicos na faixa de 320cv para tracionar composições com até 43 toneladas de PBTC. Trata-se de um segmento criado no Brasil há cerca de seis anos, que tornou-se competitivo diante do interesse dos transportadores por modelos com preço e potência menores para tracionar semi-reboques de três eixos e similares no lugar de veículos um pouco mais potentes. Batizado de EuroCargo Cavallino 450 E 32 T, o modelo chega ao mercado no momento em que a Iveco completa 10 anos de Brasil, inaugura mais três casas na sua rede de concessionários e mostra disposição e força para crescer no mercado brasileiro e sul-americano.
Equipado com motor eletrônico Cursor de 8 litros de 320cv de potência e caixa de câmbio ZF com 16 velocidades, o Cavallino será disponibilizado nas versões cabine-leito e simples, para concorrer com modelos como o Volkswagen Constellation 19.320, Ford Cargo 4332e, Volvo VM 310 e Mercedes-Benz Axor 1933, que juntos são responsáveis pela venda de cerca de nove mil unidades/ano. É desse bolo que a Iveco quer participar com seu novo caminhão.
A expectativa inicial é de comercializar aproximadamente 200 unidades ainda este ano e cerca de 1.200 em 2007, entre vendas dentro e fora do Brasil. “Temos um veículo puro-sangue, com motor e cabine produzidos em nossa fábrica de Sete Lagoas, e temos certeza de que temos um produto de qualidade no mercado, que agrega itens superiores aos produtos concorrentes”, disse Vicente Goduto Filho, diretor comercial da Iveco Brasil. Na sua visão, o mercado quer também, além de preço, performance, produtividade, custo/benefício e retorno do investimento.
Marcelo Bracco, diretor comercial da Iveco para a América Latina, acrescentou que o Cavallino foi desenvolvido no Brasil com investimento de 9,5 milhões de reais. Porém, a companhia ainda vai investir mais 100 milhões de reais nos próximos dois anos em suas ações de fortalecimento da marca. O lançamento é parte do programa anunciado este ano, que já gerou outros produtos como as novas versões da família Stralis e, mais recentemente, o Eurocargo 6X2 com motor de 240cv. “Nossa meta é atender a todas as demandas do transporte no Brasil e também na América Latina”, reforçou.
Na Argentina, o modelo começou a ser vendido no início de agosto e pelas previsões de Bracco chegará em breve ao mercado venezuelano, e depois em outros países. A Iveco tem planos de exportar o Cavallino também para o Oriente Médio, Austrália e México. Aqui no Brasil, o veículo será lançado simultaneamente em toda a rede de concessionários Iveco dia 26 de setembro.
Os homens de vendas da Iveco apostam no sucesso baseados na performance mecânica do EuroCargo Cavallino. De acordo com Paulo Adamo, engenheiro de vendas da companhia, o motor Cursor 8 (produzido em Sete Lagoas/MG) tem a mesma confi guração do Cursor 13 que já equipa a linha Stralis com sucesso em razão do desempenho e baixo consumo de combustível. Equipado com freio motor por descompressão, trata-se de um engenho de 8 litros, seis cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, com 320cv de potência a 2.400 rpm.
O modelo conta ainda com itens de série como banco do motorista com suspensão pneumática, coluna de direção regulável, climatizador elétrico, suporte de estepe e dois tanques de combustível de 280 litros cada um. O preço anunciado para o mercado brasileiro é R$ 199.130,00 para versão com cabine simples e R$ 205.444,00 para cabine leito e pode ser adquirido com recursos da Finame porque conta com 75% de índice de nacionalização.