A família é um dos principais pilares para o desenvolvimento saudável das pessoas, seja no aspecto emocional ou social. É na proximidade dos parentes, por exemplo, que obtemos as primeiras referências e os valores que levaremos para toda a vida. Com a chegada das festas de fim de ano, esse relacionamento pode se tornar ainda mais próximo e contribuir para renovação das energias ao novo ano que se aproxima. 

Na vida dos carreteiros nem sempre a presença física com a família é possível. Jornadas de trabalho nas rodovias brasileiras, muitas vezes em outros estados ou até regiões distantes do Brasil, impedem essa proximidade. Uma distância que alimenta saudade e desperta a vontade de estar perto dos entes queridos.

Mas nessa época do ano, não é só esse o cuidado que devemos prestar atenção. As estradas costumam ficar mais movimentadas e perigosas. É preciso redobrar a atenção com acidentes e também com a manutenção do veículo. Outro ponto importante é o zelar por nossas crianças. Maior fluxo nas rodovias pode acarretar em exploração sexual de crianças e adolescentes nos pontos de paradas e municípios vizinhos às estradas.

Você, carreteiro, já sabe que qualquer movimentação suspeita pode ser denunciada sem precisar de identificação através do Disque 100. Essa atitude pode salvar crianças e adolescentes. Afinal, quando tudo está tranquilo na estrada, sobra mais tempo para pensar com alegria em coisas importantes, como a família.

Desejamos boas-festas a todos os carreteiros e seus familiares.

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil: www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa: www.namaocerta.org.br