Por Daniela Giopato
Os reformadores de pneus para veículos pesados (caminhões e ônibus) têm prazo até novembro deste ano para se adequarem às normas de segurança estabelecidas pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – e obterem o Registro de Declaração de Conformidade de Fornecedor do órgão, determinado na Portaria 444, de novembro de 2010. O objetivo é que as empresas atendam um mesmo requisito de avaliação para os serviços de reforma, com o foco na segurança e confiança do consumidor.
O assessor técnico da ABR – Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus -, Carlos Thomaz, explica que atualmente o Brasil conta com 1.300 reformadores de pneus comerciais. Desse total apenas 250 estão em processo de certificação e somente 50 já operam com o registro.
Algumas empresas do setor já estão se mobilizando para atender a exigência da Portaria nº444, como é o caso da Vipal, que das 270 reformadoras espalhadas pelo Brasil 22 já operam com o registro. A Vincol Pneus e Recauchutagem, de Volta Redonda/RJ e a mineira Jac Pneus são as mais recentes da rede Vipal a receberem o certificado do Inmetro.
A Bandag possui um total de 100 recapadoras em operação no Brasil e seis delas já têm registro de conformidade do Inmetro; 16 foram auditadas, porém aguardam receber o registro; 37 já solicitaram auditoria e aguardam resposta do Ipem/Inmetro e outras 41 estão em processo de organização da documentação requerida pelo cadastramento junto ao órgão. A Bandag também possui 66 reformadoras certificadas pela ISO 9001/2008, órgão certificador SGS.