Além de todas as atrações oferecidas na Feira do Carreteiro, os motoristas tiveram oportunidade de realizar um check up no caminhão, detectar problemas em componentes como motor, pneus, sistema de freio, suspensão, entre outros itens, e ainda receber orientações para deixar o veículo com a manutenção em dia e, conseqüentemente, economizar mais combustível e aumentar a segurança na estrada. As ações de verificação do veículo foram disponibilizadas no espaço do Truck Service, que durante os três dias de atividade realizou 131 atendimentos, todos gratuítos.

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Avaliação das emissões foi uma das atividades na Feira, através da medição da fumaça expelida pelos caminhões, realizados por técnicos da BR/Compet/Cetesb. “Ao controlar o problema de fumaça, nota-se também uma redução no consumo de combustível, além de o motorista evitar multas”, explicou Marcelo Pereira Bales, coordenador da operação inverno. No estande da BR/Compet/Cetesb, os carreteiros receberam uma lista de oficinas credenciadas para reparos nos veículos e dicas sobre a qualidade de ar. “O caminhão bem regulado economiza até 10% de diesel. Esta orientação é importante para aumentar a rentabilidade do motorista e diminuir a poluição do ar”, conclui.

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A Bandag, através da sua rede BTS e parceiros, realizou uma série de serviços voltados ao caminhão, como diagnósticos de pneus, do freio, suspensão e acessórios – rodo A Bandag, através da sua rede BTS e parceiros, realizou uma série de serviços voltados ao caminhão, como diagnósticos de pneus, do freio, suspensão e acessórios – rodo calibradores, faixa refl exiva, palheta, limpador de pára brisa, faróis e lanternas, extintor e retrovisor. “No final do atendimento, o carreteiro recebeu uma lista dos serviços que julgamos necessários para melhorar o desempenho do veículo, juntamente aos endereço das 128 franquias BTS espalhadas em todo o Brasil”, explicou Fernando Arakaki, consultor de negócios.

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A Eaton, patrocinadora do Truck Service, aproveitou a Feira do Carreteiro para mostrar o novo conjunto de embreagem de 430 milímetros SD (Super Durável) para aplicações pesadas, a caixa EcoBox remanufaturada pela própria empresa e a Unidade Móvel que realiza medição na embreagem. Os motoristas que visitaram o estande participaram de palestras sobre as peças em exposição e receberam dicas sobre como aumentar a vida útil da embreagem e conseguir uma redução de 20% na despesa com combustível. “Percebemos que faltam essas informações para o motorista de caminhão, que raramente encontra alguém que possa lhe falar sobre essa parte técnica”, explicou Enéias Costa, analista de qualidade.

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A Nino Faróis ofereceu serviços de regulagem de faróis e pequenos consertos, como substituição de luvas de vedação, lâmpadas, molas de fixação de lâmpada. “Os motoristas acreditam que os reparos de faróis são caros e desnecessários, e desconhecem a gravidade do assunto, principalmente por ser um item de segurança na estrada. Muitas casas comerciais do segmento estão espalhadas pelo País, o que não é desculpa por não se fazer manutenção preventiva”, afirma Luiz Antônio, gerente comercial da empresa. O objetivo da Nino na área do Truck Service foi prestar serviços e conscientizar os motoristas sobre a importância de cuidar dos faróis.

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Os motoristas que levaram o caminhão no estande da Shell puderam realizar uma inspeção por imagem na parte interna do motor através do Vídeo Check, que analisou partes internas e o bico injetor, entre outros itens. Com o diagnóstico em mãos, os motoristas receberam orientações dos técnicos da empresa. “Foi muito importante esse contato com os profissionais da estrada para podermos mostrar um pouco mais sobre essa ferramenta. Em um dos casos, um carreteiro se queixou do alto consumo de combustível e através do Vídeo Check percebemos que havia excesso de lubrificante em cima dos pistões”, contou Eduardo David de Azevedo, engenheiro de diagnósticos.