Por João Geraldo

Após enfrentar dunas, buracos, montanhas de pedra, trilhas perigosas e terrenos difíceis do deserto africano, além de outros obstáculos que surgiram no caminho entre Lisboa e Dakar – num percurso de 9.043 quilômetros, o caminhão pilotado pelo brasileiro André Azevedo foi o quarto a cruzar a linha de chegada na maior competição fora-de-estrada do planeta, na qual o simples fato de chegar ao final já representa uma grande vitória para quem aceita o desafio de participar.

A quarta colocação conquistada por André Azevedo e sua equipe não é a melhor classificação do piloto na competição com caminhão. Em 1999 ele ficou com o 3º lugar e foi o vice-campeão em 2003. Este ano, o brasileiro e seus dois companheiros de boleia, os navegadores Maykel Justo e Mira Martinec, ficaram atrás apenas dos caminhões tripulados por dois trios de russos e um de holandeses.

Diante das condições que enfrentamos, o quarto lugar é um ótimo resultado”, comemorou André ao explicar que no inicio do Rali a equipe estava muito bem, pois chegou a conquistar um segundo e terceiro lugares nas duas primeiras etapas. “Estávamos na vice-liderança e isso era mais do que podíamos esperar, mas quando chegou em Málaga (Espanha) o câmbio começou a apresentar problemas. Era um suplício engrenar a 5ª e 6ª marchas e ficou muito difícil pilotar o caminhão”, lembrou o piloto.

Logo em seguida, uma pedra que rasgou um dos pneus e quase quebrou o eixo dianteiro por pouco não tirou o time brasileiro da competição. André contou que a partir daquele momento foi necessário poupar mais o equipamento, com medo de que não resistisse chegar até Dakar. “Pensei como os carreteiros brasileiros: temos que entregar esta carga lá em Dakar e vamos conseguir. Por isso considero o 4º lugar um excelente resultado, ainda mais se pensarmos que largaram de Lisboa 69 caminhões e nós superamos a maioria deles”, finalizou o piloto

FICHA TÉCNICA DO CAMINHÃO

Marca: Tatra
Modelo: 815 Dakar Terrno
Ano: 2001
Motor: Tatra,19 litros, refrigerado a ar , turbo intercooler
Potência: 750hp
Câmbio: Tatra,14 marchas
Peso: 10.100 kg
Pneus: Pirelli Pista PS 22 – 14.00-R20
Lubrificante: Lubrax Top Turbo
Tração: 4X4 com suspensão independente nas 4 rodas

Dos 69 caminhões que largaram em Portugal dia 31 de dezembro de 2005, apenas 33 cruzaram a linha de chegada em Dakar, no Senegal, dia 15 de janeiro,