Por João Geraldo

Os novos caminhões da família Ford Cargo, já disponível em toda rede de distribuidores da marca instalada no Brasil, chega a 34 modelos, mas a grande novidade fica por conta das versões equipadas com caixa de câmbio automatizada. Denominada de Torqshift, trata-se de caixas de câmbio automatizadas produzidas pela Eaton e presentes em seis novos Ford Cargo que atendem os segmentos de caminhões médios e pesados. Essa transmissão é disponibilizada em três diferentes versões, as quais incorporam características apropriadas para a aplicação do veículo.

 Câmbio automatizado do novo Ford Cargo tornou o veículo mais fácil de ser conduzido e a dirigibilidade igual a de um automóvel de passeio

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Os modelos da linha Cargo que receberam a transmissão Torqshift é formada pelos modelos Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 6×2 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift com suspensão a ar. Ao dirigir cada um dos novos veículos durante o lançamento – todos carregados no respectivo peso de balança – foi possível notar que a montadora conseguiu chegar a um trem de força bem equalizado, que vão proporcionar conforto aos motoristas. Todas as versões têm assistente de rampa.

Os caminhões Cargo 1723, Cargo 1729 e Cargo 2429 saem de fábrica com transmissão automatizada de 10 marchas e reduzida de 17,04:1; embreagem de 395 mm e disco com revestimento sinterizado de cerâmica. Já o 1723 Kolector conta com a caixa Torqshift de 10 velocidades para aplicações severas – como a coleta de resíduos – que exigem intensa troca de marchas. Esta unidade tem reduzida de 15,28:1 e duas relações de ré (14,12:1 e 4,00:1), com super-reduzida, para vencer ladeiras íngremes.

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O Cargo 1933, por sua vez, é equipado com suspensão a ar e a caixa de transmissão Torqshift de 16 velocidades e reduzida de 17,64:1, além de duas relações de ré (17,64:1 e 14,91:1). A embreagem deste modelo conta com dois discos cerâmicos. João Filho, chefe do departamento de engenharia da Ford, destaca que essa característica aumenta a durabilidade do componente.
Flávio Costa, gerente de marketing de caminhões, acrescenta que a suspensão a ar do Cargo 1933 é essencial para o transporte de produtos frágeis, além de melhorar o conforto para o motorista e a dirigibilidade. “Além de banco extra conforto, a cabine-leito do Cargo 1933T conta com uma das maiores camas do mercado”, adiciona.

Mais confortáveis e seguros, os novos modelos da linha Torqshift, oferecem garantia de dois anos e preços competitivos
Mais confortáveis e seguros, os novos modelos da linha Torqshift, oferecem garantia de dois anos e preços competitivos

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS NOVOS MODELO

Cargo 1723 Torqshift – Modelo médio, equipado com motor Cummins ISB 6.7, de seis cilindros, potência de 230 cv e torque de 821 Nm. É um caminhão com PBT de 16.000 kg e capacidade máxima de tração de 32.000 kg, que se destaca pela eficiência e durabilidade.

O modelo tem distância entre-eixos de 4.800 mm e é indicado para aplicações como entrega fracionada, tanque, “milk run”, carga seca, bebidas, gás, basculante, caçamba tipo brooks, furgão de alumínio, furgão lonado e frigorífico. Dispõe também da opção da cabine leito para aplicações rodoviárias.

Cargo 1723 Kolector Torqshift – De acordo com a engenharia da Ford, este caminhão chega praticamente pronto para implementação como coletor/compactador, com o conforto e economia. “Suas duas relações de ré (14,12:1 e 4,00:1), com super-reduzida, contribuem para garantir ótimo desempenho tanto em pista plana como em ladeiras íngremes”, acrescenta João Filho.

Este caminhão tem PBT de 16.800 kg, ou 23.000 kg com terceiro eixo instalado de fábrica, e já vem com chassi reforçado, eixo traseiro de simples redução, tomada de força traseira, suspensão com feixe de molas alto e reforçado, escapamento vertical, para-choque estreito e protetor do radiador.

O veículo tem ainda como características as câmaras de freio traseiras tipo pistão com lonas reforçadas; manete de freio no painel para auxílio na partida em rampa, controle manual de aceleração e bancos revestidos em vinil. Seu motor Cummins 6.7 L, de 230 cv, atinge o torque máximo de 821 Nm a 1.100 rpm. O modelo é disponível em duas opções de distâncias entre-eixos, de 4.340 e 4.800 mm, as quais permitem trabalhar com as diferentes opções de compactadores disponíveis no mercado.

Cargo 1729R Torqshift – Este modelo médio da linha Cargo, disponível com cabines simples e leito, tem PBT de 16.000 kg e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. Seu motor é Cummins ISB 6.7 de seis cilindros que desenvolve potência de 290 cv e torque de 951 Nm com a nova transmissão automatizada de 10 marchas. O modelo é indicado para aplicações como entrega fracionada, tanque, “milk run”, carga seca, bebidas, gás, basculante, caçamba tipo brooks, furgão de alumínio, furgão lonado e frigorífico.

Cargo 2429 6×2 Torqshift – Equipado com terceiro eixo, e PBT de 23 toneladas, o modelo tem capacidade máxima de tração de 38.000 e se destaca como o carro-chefe da nova linha de caminhões automatizados da Ford. O veículo oferece dois anos de garantia e chega ao mercado com o preço de referência de R$220.000 na versão cabine simples e de R$228.000 na versão leito. Antônio Baltar, gerente geral de vendas e marketing de caminhões da Ford do Brasil, destaca que se trata do preço mais competitivo nesta categoria de caminhões.

LAN_WPA_3237Equipado com motor Cummins IBS 6.7 de seis cilindros de 290 cv e torque de 951 Nm, o Cargo 2429 6X2 é indicado para o transporte em médias e longas distâncias com diversos tipos de implementos (basculante, furgão lonado, tanque, baú isotérmico, de alumínio, frigorífico e carga seca). A Ford disponibiliza o veículo nas versões de cabine simples ou leito.

Cargo 1729T Torqshift – Trata-se de um um cavalo-mecânico com cabine leito e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. Indicado para aplicações como entrega fracionada, tanque, “milk run”, carga seca, bebidas, gás, basculante, caçamba tipo brooks, furgão de alumínio, furgão lonado e frigorífico. Seu motor é o Cummins ISB 6.7 de 290 cv e torque de 951 Nm.

Cargo 1933T Torqshift – Equipado com transmissão automatizada de 16 velocidades, trata-se de um cavalo-mecânico é indicado para o transporte com semirreboque de três eixos, em médias e longas distâncias. Sua capacidade máxima de é de 45.150 kg. Este modelo tem suspensão pneumática “full air”. O motor Cummins ISL 8.9 de seis cilindros tem potência de 334 cv e torque de 1.300 Nm.