Batizado de City, o caçula da família Daily é um comercial para 3,5 toneladas que está chegando ao mercado com o desafio de mostrar que um veículo de carga pode apresentar desempenho, conforto e dirigibilidade semelhantes a um carro de passeio.
Por João Geraldo
Focado em comerciantes e empreendedores que operam cargas fracionadas – as quais são geradas em sua maioria pelo e-commerce – o Iveco Daily City 30S13 está chegando ao mercado com a proposta de ser um comercial leve diferenciado dos demais na categoria de 3,5 toneladas de PBT. Os principais diferenciais do modelo apontados pela montadora como importantes para atender o segmento são o desempenho, economia de combustível e dirigibilidade semelhante à de um carro de passeio.
De acordo com João Gomes, especialista da linha Daily, não se trata de uma adaptação do modelo 35S14 e sim um projeto totalmente novo desenvolvido para atender uma atividade que tem crescido em média de 15% a 20% ao ano. O Daily City, reforçou, é um produto para quem necessita de transportar, mas não precisa de um veículo com características de caminhão. “Para isso, esse nosso lançamento é o mais parecido possível com um carro de passeio, tanto em dirigibilidade, conforto e peso, quanto em desempenho”, acrescentou.
Oferecido inicialmente nas versões chassi-cabine e furgão, o lançamento é parte de um investimento de 120 milhões de dólares anunciados pela Iveco em outubro de 2017, direcionado a pesquisas e desenvolvimento e de novos produtos no Brasil até junho de 2019. Ricardo Barion, diretor de marketing e vendas da Iveco para a América Latina, destacou que o Daily City é um veículo comercial que vai de encontro ao crescimento das cidades e também da retomada do segmento de 3,5 toneladas. Nesse contexto, acrescentou que o produto chega para atender também empresários de diferentes setores que precisam de um veículo para compra de matéria prima e entregas.
Barion disse ainda que a engenharia da Iveco adotou diferentes soluções técnicas para chegar a um veículo comercial com características bastante próximas à de um automóvel de passeio. Contou que a suspensão dianteira, por exemplo, é independente com mola transversal de última geração, um recurso que melhorou a dirigibilidade e ampliou a sensação do motorista de estar dirigindo um carro de passeio. Outro ponto forte citado por ele é o consumo de combustível até 10% menor comparado aos principais concorrentes, conforme afirmou.
João Gomes, por sua vez, acrescentou que o resultado obtido com o veículo se deve em maior parte à configuração do trem de força, um conjunto pensado para as operações de distribuição urbana e que privilegia também a circulação do veículo por rodovias. A receita, conforme descreveu, está no trem de força formado pelo motor FPT F1A de 2,3 litros e 130 cv de potência – com a tecnologia EGR – e 320 Nm de torque (na faixa de 1.800 a 2.500 rpm), mais a transmissão manual ZF 6S480 de seis velocidades acionada por cabos e um novo eixo traseiro com relação de 4,86:1.
Ainda de acordo com Gomes, o eixo traseiro adotado para o City é mais adequado a operações de entregas em centros urbanos. Outros itens destacados pelo especialista na linha Daily são a suspensão traseira com molas parabólicas e a barra estabilizadora, solução que reduz vibrações e torna a dirigibilidade mais suave. Gomes citou também o reduzido ângulo de giro do veículo, item que facilita manobras em locais com espaços pequenos.
Com PBT técnico de 3,5 toneladas, a versão chassi-cabine tem tara de 1.700 kg, capacidade para transportar até 1.800 kg e receber um baú que carrega até 18,4m3 de carga. Outro ponto destacado para o modelo é a plataforma de carga mais baixa para facilitar o acesso ao interior da cabine e também a docas e garagens com limitação de altura. A versão furgão, cujas portas traseiras abrem até 270 graus, tem 1,90m de altura interna e duas opções de tamanho: para 8m3 e 12 m3 de carga.
Ao dirigir o Daily City 30S13, nas duas versões, se confirma rapidamente o que diz o engenheiro da Iveco a respeito do veículo em termos de desempenho e dirigibilidade, com destaque para e a boa sincronia do trem de força e também do conjunto de suspensão. O veículo arranca e ganha velocidade rapidamente, num desempenho e condução bastante semelhante a um carro de passeio. É ágil e confortável, fácil de ser conduzido, bastante semelhante à dirigibilidade de uma picape tanto na versão chassi-cabine quanto furgão.
Vale destacar também o escalonamento de marchas bem dimensionado que proporciona força e desempenho mais do que suficientes para as aplicações destinadas ao veículo, principalmente em arrancadas no anda e para das operações urbanas. Já para os trechos rodoviários, as duas marchas overdrive fazem toda a diferença na condução ao deixar a rodagem do veículo mais livre. Quanto à falta de opção para caixa automática, a engenharia da Iveco explica que se trata de um recurso que ainda não se paga nesta categoria de veículos.
Barion acredita que o novo produto vai ajudar a Iveco a ampliar a participação da marca nesse segmento do transporte e se consolidar como referência no mercado de veículos leves. Para isso ele conta com o preço da linha City, que começa em R$ 108 mil para a versão chassi cabine a R$ 128 mil para a furgão. Com o lançamento, a linha Daily passou a contar com uma gama de veículos que vai de 3,5 a 7 toneladas de PBT.