Sonho de anos dentro da Mercedes-Benz do Brasil, o campo de provas para o desenvolvimento de caminhões e ônibus no Brasil acaba de ser inaugurado no Interior do Estado de São Paulo, ao lado da fábrica de automóveis da marca. A unidade, apontada pelos executivos da companhia como um dos mais modernos do mundo, está conectado em tempo real com outras duas pistas de testes do Grupo na Alemanha e nos Estados Unidos

Por João Geraldo

Passo a passo, o Brasil caminha para se tornar um País onde também se desenvolvem veículos cada vez com mais alta qualidade e preparados para competir com produtos fabricados em outras partes do mundo. Exatamente um ano após a MAN Latin América inaugurar seu campo de provas para desenvolvimento de seus caminhões e ônibus, em Resende/RJ, chegou a vez da Mercedes-Benz comemorar o início de atividades de seu complexo de pistas de testes exclusiva de veículos comerciais, apresentada como o maior da América Latina e também uma das mais modernas do mundo.

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Localizado em Iracemápolis/SP, ao lado da fábrica de automóveis da marca, trata-se de um campo de provas de engenharia 4.0, conforme disse o presidente da companhia no Brasil e CEO America Latina, Phillip Schiemer. Isso porque no complexo serão realizados testes com o mesmo rigor e padrão técnico e métrico de outras unidades do grupo, como o da Daimler em Wörth, na Alemanha, e o de Madras, nos Estados Unidos, justificou o executivo.

“Aqui vamos desenvolver veículos para qualquer terreno, soluções customizadas e realizar testes para atender clientes, porque o complexo reúne recursos avançados e online junto aos demais campos do mundo”, disse. O executivo destacou também que um dos maiores ganhos da Mercedes-Benz do Brasil com o campo de provas é a confiabilidade e lembrou que isso interessa muito ao cliente. “O novo Actros, quando vier, será testado neste campo de provas, embora não temos a definição para esse produto aqui no Brasil” concluiu.

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Com área de um milhão e trezentos mil metros quadrados, equivalente a 150 campos de futebol, a unidade é exclusiva para testes e desenvolvimento de veículos comerciais da marca. Construída ao custo de 90 milhões de reais, com apoio da Alemanha, a obra reforça o importante papel do Brasil no desenvolvimento de produtos para o mercado interno e de outros países, reforçou o vice-presidente de desenvolvimento de caminhões & agregados da Mercedes-Benz do Brasil, Dr. Christof Weber.

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Campo de provas da Mercedes no Brasil nasceu pronto para desenvolver veículos destinados a todos os tipos de operação, soluções customizadas e realização de testes para clientes da marca

Idealizador da pista de testes na Alemanha e também responsável pelo projeto de Iracemápolis, Dr. Weber destacou que se trata de um campo de provas de padrão internacional. Explicou que a pista de testes de durabilidade, por exemplo, conta com 840 placas de concreto pré-moldado, que não se repetem, são idênticas às que foram colocadas nas pistas da Alemanha e dos Estados Unidos. “É justamente essa capacidade que nos credencia a testar veículos para diversos mercados”, frisou.

FORA DE ESTRADA

Concebida especificamente para testes de veículos que operam em atividades fora de estrada, com caminhões extrapesados e ônibus em áreas rurais, a pista de terra ganha importância para o desenvolvimento de produtos que atendam às exigências de rodagem no Brasil. “Isso é fundamental frente às severas exigências das estradas brasileiras, especialmente setores vitais da economia nacional, como a produção de grãos, cana-de-açúcar e mineração”, lembrou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Sonho de anos dentro da Mercedes-Benz do Brasil, o campo de provas com todas as atividades concentradas num mesmo local vai trazer ganho de produtividade para a companhia no desenvolvimento de caminhões e ônibus. A unidade possibilita variados testes funcionais de ruídos, estruturais e off-road, além homologações de itens de segurança. Conforto acústico e térmico também constam na estrutura do campo de provas, com aplicação de sofisticados equipamentos. Os testes são realizados de acordo com a norma ISO 10.844 (para homologar veículos quanto ao nível de ruído) visando a homologação nacional e internacional dos diversos componentes dos veículos.

CONECTIVIDADE 

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Uma das tecnologias de conectividade do campo de provas da Mercedes-Benz é o Driver Guidance System, tido como novidade no mercado brasileiro por trazer conceitos da indústria 4.0 para a área de desenvolvimento de veículos comerciais. Já utilizado pela Daimler, o sistema possibilita conexão com todas as pistas de testes de durabilidade do mundo. Essa tecnologia permite que os engenheiros possam acompanhar em tempo real todos os veículos que estão sendo testados em qualquer um dos campos de provas do Grupo.

O gerente sênior de desenvolvimento de produtos Mercedes-Benz, Camilo Adas, acrescentou que a pista em Iracemápolis permite simular a realidade e que todo o fluxo é monitorado com sistema de altíssima precisão. “É possível verificar todos os dados e informações que estão sendo avaliados num exato momento pelas equipes de desenvolvimento”, explicou. Além das pistas, a unidade conta com estrutura de apoio formada por salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica.