Por João Geraldo
Fotos: Divulgação
Quando se trata de chamar atenção sobre um novo produto, profissionais de criação pagos para desenvolver este tipo de ação dão asas à imaginação e não medem esforços para criar algo diferente, eficiente e atingir o objetivo desejado. Um dos casos mais recentes e de repercussão global é a campanha intitulada Live Test Series, desenvolvida a partir de 2012 para marcar o lançamento da nova linha de caminhões Volvo na Europa, cuja cabine acaba de ser lançada oficialmente no Brasil para o modelo FH.
O pedido da Volvo Trucks à agência Forsman & Bodenfors, para marcar o seu maior lançamento de caminhões na Europa, foi simplesmente ousar, uma missão aparentemente fácil. Porém, criar algo diferente era um grande desafio para os profissionais envolvidos na campanha, principalmente porque eles nada entendiam de caminhão e do mundo do transporte rodoviário de cargas, conforme revelou Olle Victorin, um dos sócios e diretor da agência, em recente viagem ao Brasil.
A ideia principal era mostrar a tecnologia dos caminhões Volvo de uma forma diferente e marcante. Para isso os profissionais da agência criaram cinco filmes, nos quais a vida da pessoa envolvida dependia exclusivamente da eficiência tecnológica dos veículos. Ao final, os cinco vídeos da campanha Live Test Series obtiveram mais de 100 mil visualizações no YouTube, além de quase oito milhões de compartilhamentos e mais de 20 mil reportagens na imprensa mundial.
No primeiro filme, feito em 2012, uma bailarina anda sobre uma corda esticada entre dois caminhões em movimento numa rodovia. No vídeo seguinte, o de maior sucesso, o ator Jean-Claude Van Damme faz um espacate com os pés apoiados na cabine de dois FHs também em movimento. Batizado de Epic Split , este filme obteve mais de 76 milhões de
visualizações, segundo a Volvo.
Um vídeo que também demonstra e eficiência de um caminhão Volvo foi gravado com um modelo FL que segue rápido por estreitas ruas de uma cidade da Espanha para escapar de uma manada de touros enfurecida. Até o presidente da Volvo Trucks, Claes Nilsson, participou de um dos vídeos da série, no qual ele ficou em pé sobre um caminhão pendurado a um cabo sobre o mar a dezenas de metros de altura.
Em outro vídeo, gravado em terreno acidentado, um caminhão fora de estrada passa em alta velocidade sobre um voluntário que está com todo o corpo enterrado no chão e apenas com a cabeça à vista. Para mostrar a facilidade de guiar um caminhão da marca, a equipe da Forsman & Bodenfors usou um pequeno roedor para dirigir um caminhão em uma perigosa e acidentada área de mineração.
O gerente de marketing da Volvo do Brasil destacou que companhia busca a inovação e a superação em seus veículos, e que a linha de comunicação adotada pela marca reforça esta característica da empresa. “Com esta campanha a Volvo inovou ao extrapolar o universo do transporte de cargas e quebrou um paradigma ao mostrar que é possível ser arrojado sem deixar de lado a segurança, um dos valores fundamentais da marca”, concluiu.
Os vídeos da campanha e bastidores estão no link http://bit.ly/VolvoTrucksLiveTests.