Por João Geraldo

Marca bem posicionada no mercado europeu de caminhões, no qual ocupa lugar de destaque, a DAF está marcando sua estreia no mercado Brasileiro com o modelo extrapesado XF 105, um cavalo-mecânico equipado com motor de 12,9 litros, com seis cilindros em linha, disponibilizado nas configurações de eixo 6X2 e 6X4 e potências de 360, 410 e 460cv, com torques de 2.000 a 2.500Nm disponíveis nas faixas de 1.000 e 1.410 rpm. A empresa adiantou que a partir do próximo ano terá também a versão com motor de 510cv.

A caixa de câmbio automatizada de 12 e 16 velocidades, ou manual de 16 velocidades, é fornecida pela ZF, os eixos traseiros 6X2 e 6X4 são produzidos pela Méritor; o dianteiro importado da Europa, e o eixo de elevação Suspensys. O cabeçote e bloco do motor são fundidos no Brasil e enviados à Holanda, país de origem da DAF, onde o propulsor é montado e enviado ao Brasil.

7184t
Caminhões da marca rodaram milhares de quilômetros em testes no Brasil para serem adaptados às condições do transporte no País

O freio motor – com sistema que segura o ar entre a borboleta e o pistão, tem 430hp é da própria DAF, tanque de combustível com capacidade para 630 litros de diesel com opção para 1.060 litros e tanque de Arla32 com opções para 60 ou 140 litros do produto. Entre outros itens se destacam limpador de parabrisas com três palhetas para sol de série, retrovisores bipartidos, basculamento da cabine hidráulico, paralamas removíveis, piloto automático e funções com teclado no volante.

Subsidiária da norte-americana Paccar, desde 2006 – fabricante dos caminhões Kenworth e Peterbilt -, a DAF começou a operar com fábrica própria, instalada em Ponta Grossa/PR, no mês de outubro. Para rodar no Brasil, os cavalos-mecânicos DAF passaram pelo processo de adaptação às condições das rodovias e da operação brasileira. No interior da cabine, as principais mudanças envolveram o freio da carreta e reforço no teto (adaptação) para o tanque de água do climatizador.

7194t
Espaço e conforto são itens de destaque na marca que está chegando ao mercado brasileiro para concorrer no segmento de extrapesados

Felix Hendriks, diretor de desenvolvimento de produto, comenta que apesar de os caminhões da marca serem bem aceitos na Europa, com participação de mercado acima de 16% no segmento de caminhões acima de 16 toneladas de PBT, havia a necessidade de adaptação ao Brasil também por questões legais, em relação à combinação do veículo, peso por eixo e exigência de conteúdo local.

“Nossa expectativa não é diferente para o Brasil, pois estamos oferecendo um produto de ponta, totalmente adequado às condições das rodovias locais”, acrescentou Kuster. A empresa disponibilizou várias unidades de testes para grandes frotistas de várias regiões do País, os quais deverão rodar mais de dois milhões de quilômetros até o final deste ano.

Além do conjunto mecânico, os produtos da DAF demonstram valorizar também o conforto do motorista, com cabines espaçosas e com acabamento em materiais modernos e diferenciados. O objetivo é criar um ambiente agradável e sofisticado que se estende pelo acabamento das portas, maçanetas, volante, interruptores bem posicionados e painel de instrumentos moderno, além do espaço interno.

7190t
Motor seis cilindros, de 12,9 litros, está sendo montado na Holanda, país de origem da DAF, com bloco e cabeçote fundidos no Brasil

“O conforto da cabine é fundamental para a produtividade e segurança, pois um ambiente confortável e funcional resulta em um motorista descansado e mais atento, principalmente em viagens longas”, concluiu Michael Kuster. As versões de cabine para o mercado brasileiro são a Confort Cab, Space Cab e Super Space Cab. Um detalhe de série em todas as versões é a trava noturna (Night Lock), uma trava mecânica montada na parede lateral da cabine que trava a porta por dentro através de um pino embutido no descansa braço da porta. O objetivo é garantir mais segurança ao motorista estiver dormindo na cabine.

Os caminhões da marca foram apresentados oficialmente ao público brasileiro pela primeira vez na edição passada da Fenatran, em 2011. Este ano, a empresa participa do evento como fabricante já instalado no País e com 19 lojas abertas até o final de outubro, com previsão de chegar a 40 até dezembro do próximo ano. A meta para 2013 é comercializar 100 unidades até o final do ano e mais 2.500 durante o ano 2014, mas a pretensão da empresa é de crescer 7% ao ano e conquistar 10% do mercado de caminhões pesados em cinco anos, conforme disse o diretor comercial da empresa. O pós-venda, informa a empresa, é o DAF Assistance, serviço especializado de suporte 24 horas, para garantir a disponibilidade dos veículos da marca.

Produção no Brasil

Com área construída de 34 mil metros quadrados (de um total de 270 mil quando estiver totalmente concluída), a fábrica da DAF Brasil está dentro de um terreno de 2,3 milhões de metros quadrados, e começa a produzir caminhões com 40 fornecedores brasileiros de autopeças (maior parte deles em SP) e 160 da Europa (Alemanha e Holanda) e cerca de 500 funcionários. O fechamento da cabine é feita pela empresa Aethra (em Minas Gerais) com chapas estampadas vindas da Bélgica, e a montagem do interior em Ponta Grossa, conforme explica Luiz De Luca, diretor executivo de operação da empresa.

Apontada pelos executivos da empresa como a mais moderna do grupo, e também a primeira fora da Europa, a unidade tem capacidade de produção de 10 mil unidades/ano. Os líderes de células foram treinados nos Estados Unidos e Europa e funcionários recrutados a partir de parceria firmada com o Senai. Ainda de acordo com De Luca, enquanto a empresa não define o local do CD, as peças de reposição ficarão concentradas na fábrica