Por Alessandra Sales
A Iveco apresentou na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR, no último dia 28 de agosto, o primeiro caminhão elétrico do Brasil com energia 100% limpa e emissão zero de poluentes.
O modelo escolhido para o protótipo foi um Daily 55C. Desenvolvido através de parceria da Itaipu Binacional e a montadora, o veículo ganha a denominação 55C/E que, de acordo com as duas empresas, possui, entre as principais motivações, eficiência energética, preservação ambiental, desenvolvimento social, necessidade de pesquisa e capacitação profissional na área.
Equipado com três baterias Zebra Z5 (Zeolite Battery Research Africa Project), que são acopladas ao motor elétrico Mes-Dea, o Daily Elétrico tem 3.750mm de entreeixos e é indicado para operar no circuito urbano. Sua autonomia com carga completa é para 100 quilômetros, à velocidade máxima de 70 km/h com carga. Vazio pode atingir 85 km/h. Marcelo Motta, gerente da Plataforma de Veículos Leves da Iveco, explica que as baterias Zebra são mais leves do que as de chumbo, e o tempo de recarga é de oito horas. Ressalta, ainda, que o veículo não exige manutenção, possui vida útil de 1000 ciclos de recarga e comporta seis passageiros mais o motorista. Sua carga útil é de até 2,5 toneladas. No painel do veículo é indicada a carga, voltagem das baterias, corrente, temperatura das baterias e motor elétrico. Na ocasião, a Iveco expôs também a diferença entre um veículo elétrico e o carro a diesel, e constatou que o elétrico aproveita 40% da eficiência de energia, enquanto o diesel terá entregue apenas 15% dessa eficiência. A montadora anunciou também que prevê a chegada de um segundo protótipo em uma outra configuração da família Daily no início de 2010. Por fim, após a realização dos testes, planeja-se um lote especial do Daily Elétrico para comercialização aos parceiros de desenvolvimento e clientes pré-selecionados, que serão produzidos em um galpão dentro da Usina de Itaipu. A data e o preço do veículo ainda não foram definidos. “A Iveco sabe que hoje não se pode pensar em avanços tecnológicos sem ter como foco a sustentabilidade”, conclui Marcos Mazzu, presidente da Iveco Latin América.
IVECO AMPLIA LINHA DAILY CABINE DUPLA |
A partir de outubro, chega à rede de concessionários Iveco o Daily Cabine Dupla, comercializado anteriormente apenas sob encomenda. O veículo, que será disponível para toda gama de Daily, de 3,5 a 7 toneladas de PBT, em quatro modelos (35S14, 45S14, 55S16 e 70C16), num total de sete versões, oferece espaço para sete pessoas, incluindo o motorista. Outra vantagem destacada pela empresa é o motor. Os modelos 35S15 e 45S14 vêm equipados com o motor Iveco F1C de 136cv e os 55C16 e 70C16 com 155 cv. Dependendo da versão, o veículo tem capacidade máxima entre 1.280kg e 4.115kg. O vice-presidente comercial e institucional da Iveco para América Latina, Antonio Dadalti, disse que com a retomada de obras civis e os projetos de infraestrutura, a procura pelo modelo cabinado aumentou, pois é o ideal para o transporte de carga e equipes de trabalho. |