Existe na Internet um boato sobre prazo de validade de pneus que de vez em quando vem à tona, e mesmo que os fabricantes desmintam esse mito, o assunto persiste.
O mito insistia que pneus tinham 5 anos de prazo de validade e depois disso tinham que ser descartados, o que é falso: Os pneus têm 5 anos de garantia e não possuem prazo de validade. A validade vai depender de vários fatores, incluindo tipo de uso, clima, exposição à agentes degradantes e etc, e é impossível determinar uma validade. O bom senso diz que devemos evitar usar pneus com mais de 10 anos, mas isso não é uma determinação científica. Se os pneus estiverem armazenados apropriadamente e visualmente, e a borracha não parecer ressecada ou rachada, ainda estão em boas condições.
O texto abaixo é da Bridgestone
1. Data de Validade e de fabricação de um pneu
O pneu não têm a data de validade estampada na sua lateral, assim como também não têm um prazo limite de uso. Os pneus são garantidos por 5 anos da data da compra, no caso de se ter a comprovação (nota fiscal), ou 5 anos da data de fabricação na falta deste.
Em todo o mundo, os pneus são tecnicamente normatizados por entidades idôneas, como por exemplo a TRA – Tire and Rim Association. O número de série DOT estampado na lateral possui o indicativo da semana de produção e o ano nos seus últimos quatro dígitos. Como exemplo: 1307 indica que o pneu foi produzido na 13ª semana de 2007 e não como tendo validade de 13 meses após 2007 como afirma o texto.” A garantia do pneu é de 5 anos contra defeitos de fabricação a partir da sua data de fabricação. Isso não significa prazo de validade do pneu.
Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]