Por João Geraldo

A BorgWarner – fabricante de turbocompressores e ventiladores com embreagens viscosas para arrefecimento de motores diesel destinados a caminhões, ônibus, tratores agrícolas, máquinas de construção, vans e pick-ups – acaba de transferir suas operações da fábrica de Campinas/SP, para a nova unidade em Itatiba, na mesma região. Instalada em um terreno de 100 mil metros quadrados, sendo 20 mil de área construída, a nova fábrica tem o dobro do tamanho da antiga e com espaço para ser ampliada.

6797t
Nova unidade da BorgWarner tem 20 mil metros de área construída, o dobro da anterior

O diretor geral da empresa, Arnaldo Iezzi Jr, disse na ocasião da inauguração, dia 09 de abril, que apesar da mudança de município, 100% dos profissionais foram mantidos na empresa, o que para ele significa a aprovação dos colaboradores em relação aos rumos da companhia. O aumento no número funcionários também está previsto para os próximos anos, devido ao crescimento de produção na nova unidade. “Com a etapa da mudança concluída, agora nossa missão e continuar a expandir nossos negócios atuais para veículos pesados e utilitários leves e introduzir novas linhas de produtos”, acrescentou o dirigente da BorgWarner. Numa primeira fase, a nova unidade está capacitada a produzir 500 mil turbos e 500 mil sistemas de acionamento de motores por corrente para veículos de passeio.

6798t

A fábrica de Itatiba conta com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento com quatro salas de testes para motores, área de montagem para protótipos e equipamentos de desenvolvimento e testes de produtos que possibilitarão o desenvolvimento de novas tecnologias. Nova planta, que surgiu da impossibilidade de expansão da anterior, recebeu investimento de R$ 70 milhões.