Por João Geraldo
Um modelo semipesado com cabine convencional, nas configurações 4X2, 6X2 e 6X4, e o cavalo-mecânico 9800i com motor de 11 litros e 410cv de potência são os dois modelos escolhidos pela NC² – joint venture formada entre a Navistar e Caterpillar – para começar suas operações de caminhões já a partir deste final de ano no Brasil. Al Saltiel, presidente da companhia, disse que este é o momento certo para a empresa começar suas operações no , pois se trata da economia mais atrativa para investimentos no mundo. “Planejamos tornar São Paulo a base de nossas operações, e até o final deste ano vamos nomear um presidente e executivos”, afirmou durante o anúncio do ingresso da marca de caminhões International no Brasil.
Os planos da NC² incluem, inicialmente, produzir veículos na mesma linha de montagem de caminhões que já existe dentro da fábrica da Agrale, em Caxias do Sul/RS. A empresa tem expectativa de lançar neste mês de novembro o modelo International 9.800i e o DuraStar (modelo semipesado com cabine convencional) em fevereiro de 2011. Pelos planos, até meados de 2012 será lançada a nova geração do extrapesado 9800i, além de outro produto acima de 10 toneladas de PBT e também do modelo Caterpillar, porém, as duas marcas serão comercializadas separadas.
A meta é ter, no mínimo, 60% de nacionalização e a montagem dos caminhões contará com kits de peças vindos dos EUA para a fábrica de Caxias do Sul, sob gerenciamento da NC², onde vai continuar até ter a planta própria.
“Para a distribuição de nossos veículos já temos cinco instalações e serão 10 até o final deste ano. Nossa meta é chegar a 60 concessionários e para isso serão investidos 10 milhões de dólares na rede”, afirmou Saltiel. Ele acrescenta que está sendo estudada junto a seis grupos a instalação de uma concessionária na Capital de São Paulo. Já em relação à assistência ao cliente, o executivo diz que haverá atendimento 24 horas e centro de distribuição de peças gerenciado pela Cat Logistic e catálogo eletrônico. Ainda de acordo com Saltiel, os clientes terão financiamento via Cat Financial e International Financial.
Em relação a ter uma fábrica no País, Saltiel informou na ocasião que fará o anúncio dentro de seis ou sete meses sobre o local onde será construída e outros detalhes. Os planos da NC² incluem também a exportação dos veículos para os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), Turquia e Austrália, além de países da América Latina.
A última vez que a marca norte-americana havia feito anúncio que iria montar caminhões para o mercado brasileiro, em unidade instalada dentro da fábrica da Agrale e ter uma rede de concessionários, foi em 1998. A permanência da empresa foi curta, porém, em 2002, após contar com uma rede de distribuidores e ter montado 3.500 caminhões, veio o anúncio de que a marca estava se retirando do mercado brasileiro e continuaria a produzir – na mesma linha de montagem, em operação até hoje – apenas para exportação.
Na visão do presidente da NC², hoje é diferente da Navistar do passado, pois há o comprometimento de duas grandes empresas e os planos são diferentes. “Começamos com dois produtos que adaptamos ao Brasil e em meados de 2012 vocês verão que temos boas expectativas de estarmos entre os cinco maiores fabricantes de caminhões do País”, comentou. O executivo acrescenta que a joint venture tem investimento total de 340 milhões de dólares e parte deste montante será destinado à operação da companhia no Brasil.
GRUPO DE PESO |
Fundada em 1902, a Navistar tem produtos em mais de 70 países e faturamento previsto para 2010 superior a 20 bilhões de dólares. Conta com 237 fábricas em 23 países e 219 Centros de Reposição em 180 países. Waldey Sanchez, presidente da companhia na América do Sul, diz que a joint venture com a Caterpillar e a chegada ao Brasil são importantes passos para a expansão das operações da Navistar na América Latina. Ele cita que no portfolio de produtos da empresa constam caminhões, ônibus, aplicação militar, motores diesel e plataforma global, além de parcerias com a indiana Mahindra e JAC. De acordo com Sanchez, de janeiro a junho de 2010, a empresa deteve a liderança no segmento de caminhões médios e de ônibus no mercado dos Estados Unidos. Só caminhões foram comercializados 26.829 unidades, de um mercado total de 82.289 veículos (JG). |