Por João Geraldo

Criado no Centro de Desenvolvimento de Produto, dentro da fábrica em Sete Lagoas/MG, o Vertis é o primeiro projeto da Iveco nascido fora da Europa. Trata-se de um caminhão com cabine avançada produzido nas versões para nove e 13 toneladas de Peso Bruto Total. Resultado de um projeto de 55 milhões de reais, o Vertis chega ao mercado com índice de nacionalização de 85% para preencher o espaço entre os modelos Daily Massimo (para sete toneladas de PBT) e o Tector completando a gama de produtos da marca, que passa a ter veículos de carga para todos os segmentos a partir de 3,5 toneladas de PBT.

A versão para 13 toneladas de PBT é oferecida com cabine estendida, um pouco mais de espaço para o motorista
A versão para 13 toneladas de PBT é oferecida com cabine estendida, um pouco mais de espaço para o motorista

Levantamento realizado pela Iveco aponta que veículos de carga de oito a 10 toneladas de PBT têm como principais aplicações baú e carroçaria aberta, na proporção de 44% e 36% respectivamente, além de câmaras frigoríficas e plataformas, enquanto que na faixa de 10 a 15 toneladas de PBT o domínio é maior ainda das duas principais aplicações.

O motor que equipa o Vertis é o NEF 4, de 3,9 litros, turbodiesel, com durabilidade acima de 400 mil quilômetros, conforme informou o diretor de engenharia da FPT, a fabricante do motor, João Irineu Medeiros. A versão para nove toneladas, a 90V16, é equipada com unidade de 154cv de potência, e a de 13 toneladas, a 130V18, com de 173cv. Trata-se de um propulsor que opera na faixa de torque de 1.400 a 2.000 rpm, com torque máximo de 530 e 590 Nm, respectivamente.

4845t

É o mesmo motor que equipa o Eurocargo de 12 e 15 toneladas de PBT que roda na Europa, e passou por adaptações para o mercado latino americano. Entre suas características se destacam troca de óleo lubrificante (semissintético) a cada 20 mil quilômetros, baixo ruído e menor peso. Para completar o trem de força, a caixa de marchas é ZF S5 580TO, de cinco marchas, (com troca de óleo sintético a cada 120 mil quilômetros) e eixo traseiro Méritor. Mauricio Gouveia, diretor de pós vendas da Iveco Latin America, diz que devido a qualidade dos componentes e a segurança obtida nos testes permitiram à Iveco eliminar a revisão inicial de 10 mil quilômetros, que passa a ser com 20 mil quilômetros para troca de óleo e filtros do motor.

As duas versões do Vertis oferecem três diferentes entreeixos. Para o de nove toneladas as opções são 3.308mm, 3.800mm e 4.350mm, sendo que a maior carrega até 6.025 quilos de carga líquida. A mais pesada dispõe de entreeixos com 4.350mm, 4.750mm e 5.100mm, esta última com capacidade para o transporte de até 9.050 quilos de cara líquida. O Vertis 130V18 é oferecido também com cabine estendida com 200mm a mais do que a convencional.

O painel de instrumento e a ergonomia do Vertis estão afinados com a dos veículos de cargas de última geração
O painel de instrumento e a ergonomia do Vertis estão afinados com a dos veículos de cargas de última geração

De acordo com Marcello Motta, responsável pela plataforma de caminhões leves e médios da Iveco Latin America, o Vertis teve seu projeto aprovado em fevereiro de 2008. Ele explica que se trata de um produto desenvolvido globalmente para os mercados emergentes e que a joint venture da Iveco com empresa na China contribuiu para agilizar o desenvolvimento do produto. A estamparia da cabine e as partes externas em plástico vêm da China, da mesma maneira que a do Daily vem da Itália e também é fechada na fábrica da Iveco em Sete Lagoas/MG. Ele adianta que o Grupo Martins Atacadista tem 173 unidades das duas versões rodando desde o final de junho deste ano.

“O projeto é local, a plataforma tecnológica é mundial e o suprimento global”, resume o diretor de desenvolvimento de produto da Iveco Latin America, Renato Mastrobuono, explicando o processo para se chegar ao novo caminhão. Por enquanto, o novo produto da Iveco atenderá o mercado latino americano, porém já existem análises e planos em andamento e é bem provável que chegará a outros mercados.

O modelo vai concorrer em um segmento responsável atualmente por 20% das vendas de caminhões no Brasil. O diretor comercial da Iveco Latin America, Alcides Cavalcanti, adianta que o preço sugerido para a versão 90V16 é de R$ 118.550,00 e de R$ 136.900,00 para o 130V18. “O Vertis chega ao mercado com garantia de dois anos, sendo o primeiro total e o segundo para o trem de força”, acrescenta.