Por João Geraldo

As vantagens proporcionadas pela transmissão automatizada na operação do caminhão, tanto em termos econômicos quanto práticos, têm sido o principal motivo pelo qual o moderno sistema de trocas caiu no gosto dos transportadores. A adesão, aparentemente, tem acontecido em ritmo mais rápido do que se pensava há alguns anos, e como resultado a caixa mecânica já está perdendo espaço no segmento de caminhões pesados. A expectativa é de crescimento da frota automatizada, para isso as montadoras precisam ter produtos prontos para atender o mercado. O extrapesado mais recente a dispor do equipamento é o Iveco Stralis, que ganhou o nome de EuroTronic por conta da caixa automatizada ZF AS Tronic, uma unidade de 16 velocidades para frente e duas à ré, que se tornou, recentemente, equipamento de série no cavalo-mecânico Stralis com motor de 460cv de potência, o mais potente da montadora, nas configurações 4X2, 6X2 e 6X4.

Transmissão automatizada permite que o motorista escolha o modo de condução entre econômico e standard e opção para trocas de marchas de modo manual
Transmissão automatizada permite que o motorista escolha o modo de condução entre econômico e standard e opção para trocas de marchas de modo manual

Com funcionamento muito próximo de uma transmissão mecânica, e sem o pedal da embreagem, a caixa automatizada faz as trocas de marcha automaticamente na hora certa comandada por uma central eletrônica. Trata-se de um equipamento de última geração, com perfeito escalonamento de marchas, cujas centrais eletrônicas identificam até se o caminhão está carregado. Cristiane Nunes, gerente de marketing de produto Iveco para a América Latina, diz que além de engrenar a marcha ideal, a transmissão automatizada protege a embreagem e o eixo traseiro.
Além disso, o sistema eletrônico permite que o motorista tenha a opção de fazer as trocas manualmente por uma pequena alavanca atrás do volante e também optar pela condução no modo econômico ou standard. “A tecnologia eleva a eficiência do motorista”, comenta. Trata-se de uma grande inovação na linha extrapesada da montadora, que em 2010 comemorou dez anos no Brasil e com uma política agressiva de lançamento de produtos em todas as faixas de carga e potência. Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento do produto América Latina, explica que o Stralis EuroTronic é resultado de um trabalho em parceria com a ZF (fabricante da caixa) em um projeto cujo desafio era atender duas necessidades dos clientes, que pediam um caminhão mais potente, mas, ao mesmo tempo, insistiam em um veículo econômico.

Os botões Drive, Neutro e Ré, de acionamento da transmissão, estão posicionados no painel bem à frente do motorista
Os botões Drive, Neutro e Ré, de acionamento da transmissão, estão posicionados no painel bem à frente do motorista

Thomas Schmidt, vice-presidente da divisão de transmissão da ZF, dá mais detalhes sobre o equipamento, como a manutenção mais simples, feita por sistema de diagnose, e também a redução de desgaste da embreagem. Diz que é uma transmissão 70 quilos mais leve e com período de troca de óleo também maior, a cada 360 mil quilômetros rodados (com óleo sintético). Schmidt fala também sobre a economia de combustível proporcionada pelo equipamento e cita como exemplo que numa frota de 200 caminhões é possível ter uma economia de 190 mil litros de óleo diesel no período de um ano. A caixa de mudanças do Stralis EuroTronic é a ZF 16AS 2630T (AS – Tronic, nome de fábrica), oferece a opção do Intarder (versão 16AS 2631T com over drive), um freio hidrodinâmico com 570cv, que segundo a ZF reduz em até 90% o desgaste das pastilhas de freio. Em operação combinada com freio motor tem-se uma potência de frenagem de 985cv.

A caixa ZF AS Tronic que equipa o Stralis Eurotronic tem 16 velocidades à frente, duas à ré e pesa 70 quilos menos que caixa mecânica
A caixa ZF AS Tronic que equipa o Stralis Eurotronic tem 16 velocidades à frente, duas à ré e pesa 70 quilos menos que caixa mecânica

“Com a transmissão automatizada o motorista mantém o caminhão sempre ‘na mão’, com total controle”, comenta o engenheiro Túlio Rabelo, da Iveco, especialista em transmissões. Acrescenta que com esse sistema de freio, o veículo pode trafegar em velocidades médias mais altas sem ultrapassar o limite de segurança e ainda aumenta a produtividade. A expectativa da Iveco é grande em relação ao novo produto, pois de acordo com Alcides Cavalcanti, diretor comercial da montadora, dentro de três anos, 80% das vendas do modelo Stralis devem ser com transmissão automatizada. O veículo estará disponível em três versões e todas completas, com dois anos de trocas de filtros gratuita.

Display no centro do painel de instrumentos indica para o carreteiro em que marcha a caixa está engatada e outras informações
Display no centro do painel de instrumentos indica para o carreteiro em que marcha a caixa está engatada e outras informações

Os preços sugeridos dos modelos automatizados são R$ 430 mil para a versão 4X2, R$ 457 mil para a 6X2 e R$ 542 mil para a 6X4, todas com motor de 460cv. Como promoção de lançamento, até julho é oferecido gratuitamente o Frota Fácil (gerenciamento e rastreamento de frota, aberto para os sistemas Autotrac, Sascar e Onixsat). Ainda como item de série, o Stralis EuroTronic tem tanque de 900 litros em alumínio e paralamas tripartido.

Iveco Eurotronic não tem pedal de embreagem e as trocas de marchas são comandadas por uma central eletrônica e realizadas na hora certa
Iveco Eurotronic não tem pedal de embreagem e as trocas de marchas são comandadas por uma central eletrônica e realizadas na hora certa