Por Daniela Giopato

Criado em 2008 pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), o programa Caminhão 100% iniciou em 2010 um trabalho de verificação de itens de segurança, emissões de poluentes e de sistemas que comprometem o funcionamento dos veículos para identificar os principais problemas causados pela falta de manutenção preventiva e chamar a atenção dos motoristas para o problema. A ação é realizada gratuitamente todos os meses na rodovia Presidente Dutra, em parceria com o projeto Estrada para a Saúde, promovido pela CCR Nova Dutra, concessionária que administra a estrada. No ano passado foram inspecionados 351 caminhões, desse total os problemas mais comuns apresentados foram de direção (68%), palhetas do pára-brisa (58%), motor (55%), rolamentos (38%) e fluido de freio (21%) e cada veículo avaliado apresentou problema em pelo menos dois itens.

Para Antônio Gaspar de Oliveira, coordenador das Avaliações do Caminhão 100%, a verificação é a melhor forma de disseminar a manutenção preventiva, ajudando a melhorar a segurança dos veículos nas estradas. “Com este trabalho, os motoristas abordados se interessam pelas informações passadas pelos técnicos e recebem um relatório que serve de base para fazer os reparos necessários”, destaca. Os principais benefícios, conforme explica, são as informações de técnicos especializados que avaliam, gratuitamente, vários itens dos veículos, garantindo um diagnóstico preciso.

Gaspar acredita que, devido as ações, o carreteiro tem se preocupado mais com a manutenção do seu veículo. “Eles perceberam que a manutenção preventiva é mais em conta do que a corretiva. Em média, a despesa é 30% inferior quando o veículo é cuidado de forma preventiva”, alerta. Outro dado importante é que a falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil. Anualmente morrem 35 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito, sendo a falta de manutenção responsável por 30% dessas mortes.