A proteção de crianças e adolescentes, infelizmente, não é prioridade no Brasil e nossa sociedade ainda não tem a cultura da prevenção. Estudos demonstram que em períodos de realização de campanhas, o número de denúncias cresce, como foi o caso da Copa do Mundo de 2014, quando diversas foram realizadas. Mas quando a campanha termina, o número de denúncias volta a cair.

Para facilitar sua atuação como agente de proteção, foi criado o aplicativo Proteja Brasil. A partir do local onde o caminhoneiro está, o Proteja Brasil indica telefones, endereços e o melhor caminho para chegar a delegacias especializadas de infância e juventude, conselhos tutelares, varas da infância e organizações que ajudam a enfrentar a violência contra crianças e adolescentes nas principais cidades brasileiras.

São muitas as formas de violência contra a infância que estão diariamente diante de nossos olhos e que podemos denunciar, como, por exemplo: a violência sexual; o abuso financeiro e econômico; negligência e maus tratos; pornografia infantil; o trabalho infantil; tráfico de crianças e adolescentes; além da violência física e psicológica, entre outras.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, em 2015, segundo dados do Disque 100, houve cerca de 80 mil denúncias relacionadas a crianças e adolescentes. Deste total, pouco mais de 17 mil são de violência sexual.

O aplicativo Proteja Brasil é gratuito e fácil de usar. Com ele, todo motorista de caminhão que já é um agente de proteção e pode ajudar ainda mais essa causa tão importante.

As denúncias feitas são encaminhadas para o Disque 100, serviço de atendimento do governo federal. O aplicativo funciona em celulares e tablets, com tecnologia IOS ou Android. Está disponível em português, inglês e espanhol. Para baixar, basta ir às lojas de aplicativos: Apple Store e Google Play.

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil: www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa: www.namaocerta.org.br