Por João Geraldo
Fotos por Rodrigo Ruiz

O pneu FR:01, usado pelos caminhões da Fórmula Truck na medida 295/80R22,5 desde a primeira etapa da temporada 2016, é um produto Pirelli desenvolvido no Brasil que tem como destaque a tecnologia empregada em construção e  composição, a qual, segundo a fabricante, representa o que há de mais moderno para produtos destinados a caminhões e ônibus. De acordo com o CEO da companhia, Murilo Fonseca, se trata de um produto que reúne três tecnologias exclusivas patenteadas pela empresa.

Essas tecnologias, representadas pelas siglas SATT (Spiral Advanced Technology), HETT (High Enlongation Technology for Truck) e HWTT (Hexagonal Wire Technology for Truck), indicam, respectivamente, processo de produção que utiliza uma revolucionária cintura metálica em forma aspiral e sem emendas; emborrachamento das cinturas metálicas e friso do talão composto por fios em formato hexagonal.

ind_pirelli_foto_rodrigo_ruiz-1

Pilotos da Fórmula Truck foram recebidos pelo CEO da Pirelli, Murilo Fonseca
Pilotos da Fórmula Truck foram recebidos pelo CEO da Pirelli, Murilo Fonseca

Fonseca acrescenta que essas tecnologias influenciam diretamente no aumento da resistência a impactos, reduzem a suscetibilidade a deformações e garantem maior rapidez na montagem e desmontagem do pneu da roda. “Tudo isso aliado a materiais de alta tecnologia resulta num pneu com construção da banda de rodagem que reduz a distância de frenagem e aprimora a dirigibilidade do veículo, além do alto rendimento quilométrico e de nível de reconstrução, adicionou o executivo.

Antes da corrida que marcou a sétima etapa do campeonato, disputada no autódromo de Tarumã/RS, Murilo Fonseca convidou os pilotos da Fórmula Truck para conhecerem detalhes da produção do pneu que utilizam em seus caminhões de corrida e também mostrar a eles e as ações da empresa com o meio ambiente. “Queremos mostrar os detalhes do nosso compromisso tecnológico e produtivo para oferecer um produto que garanta performance, durabilidade e segurança para estes campeões e também para os nossos clientes”, disse Fonseca, acrescentando que a Pirelli se sentiu honrada em receber os pilotos em sua fábrica no Rio Grande do Sul.

Inaugurada em 1976 no município de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, a unidade da Pirelli produz também – além da Série 01 para caminhões e ônibus nas versões radial e convencional – pneus da linha agrícola, para motos e bicicletas. O ingresso da fabricante de pneus na Fórmula Truck fecha  o leque de categorias do automobilismo para as quais a empresa é fornecedora de pneus. A empresa conta com 682 pontos de vendas no Brasil e mais 151 reformadores Novatek.