Por João Geraldo
Cada vez mais, o conforto e a potência ganham espaço nos caminhões estradeiros. Provas desta tendência são dadas constantemente com os modernos pesados que estão chegando ao mercado, nos quais a cabine se transformou em um agradável e seguro ambiente de trabalho. Um exemplo está no Scania 420 Silver Line, série especial lançada pela montadora em janeiro deste ano que se tornou um sucesso de vendas puxado, principalmente, pelo pacote de itens agregado ao veículo, pelos quais se pagaria bem mais caso não fossem incorporados aos modelos de uma série especial.
Espaço dentro da cabine e itens de conforto contribuem muito para o bem estar e desempenho do motorista, mas isso tudo faz mais sentido ainda se o veículo for complementado por um trem de força que proporcione reserva de potência e transmita segurança para o carreteiro. No caso específico do modelo da série Silver Line, trata-se de um cavalo-mecânico empurrado por um motor de seis cilindros, 12 litros e 420cv de potência, com grande performance já reconhecida pelo mercado de veículos extrapesados. Deste modo, para uma composição tracionada por um cavalo 4X2 e carreta de três eixos lastreada no peso de balança a tarefa foi muito fácil. Aliás, o veículo cedido pela Scania era uma das últimas unidades da série limitada a apenas 400 unidades.
O pacote de itens ao qual nos referimos inclui banco com forração em couro, vidros das janelas com lavantadores elétricos, iluminação para a quinta-roda, calota de aço inoxidável, buzina a ar cromada fixada no teto, retrovisor com ajuste elétrico, hodômetro digital e quebra sol lateral. Uma relação de itens com preço avaliado em torno de R$ 20 mil reais que os compradores da série Silver Line levaram pela metade do preço. Como opcionais, restavam apenas o freio auxiliar retarder, tomada de força na caixa de câmbio e aparelho de ar condicionado.
Outros detalhes do modelo apresentam o mesmo perfil da linha pesada Scania, tais como painel moderno envolvente, com os controles à mão, posicionados em locais de fácil acesso, inclusive os manete de freio estacionário e da carreta; volante de direção com quatro raios que inclui design que permite a visão total do painel de instrumentos. Dois porta-luvas na parte superior frontal são bastante úteis, além de outros espaços para guardar objetos. Estes itens somados a toda a dimensão de uma moderna e arejada cabine-leito, mais banco do motorista com amortecimento a ar tornam o veículo uma agradável máquina estradeira.
Outros detalhes importantes, tais como o silêncio dentro da cabine com o veículo em operação, engates de marchas suaves e a força de um motor de 420cv tornam a condução do veículo agradável e parecida com a de um carro de passeio, ao ponto de provocarem a vontade de viajar. Soam como um convite para enfrentar a estrada e melhor ainda se for por uma rota em bom estado de conservação da pista de rolamento. O veículo mantém boa velocidade de cruzeiro, proporciona segurança nas ultrapassagens, mantém o ritmo em trechos de aclives e deixa o motorista inteiro ao final de cada viagem.
A série Silver Line, identificada com uma faixa na lateral da cabine, conta ainda com a grade frontal com frisos prateados e ofereceu modelos nas cores vermelho-cereja, preto mágico e azul mediterrâneo. A série (produzida nas configurações 4X2, 6X2, com opção para suspensão a mola ou sistema pneumático, e 6X4, esta apenas com mola de aço) teve como comprador alvo motoristas autônomos e empresários do setor do transporte rodoviário de cargas que, segundo a Scania, “procuram dar maior identidade às suas frotas”. Quanto a isso a montadora acertou na mosca, porque além de tudo, por onde passa o veículo atrai atenção. Outras séries especiais lançadas pela montadora foram a Jubileum (1991), Milenium (2000) e Horizontes, em 2001.
FICHA TÉCNICA | |
MOTOR | |
Modelo | DC 12 01 com gerenciamento |
eletrônico | |
Tipo | 6 cilindros em linha, cabeçotes |
individuais com 04 válvulas | |
por cilindro, equipado com | |
turbo e intercooler (atende | |
a resolução CONAMA fase P5) | |
Cilindrada | 11,8dm3 |
Potência | 420hp (313 Kw) |
Torque máximo (1.100 /1.300 rpm) | 204kgfm/2000Nm |
TRANSMISSÃO | |
Caixa de mudanças | GRS 900 – 14 velocidades à |
frente, 12 sincronizadas, sendo | |
uma overdrive e duas crawler | |
Diferencial | R780, simples sem redução |
nos cubos | |
Relação | 3,08:1/3,27:1/3,40:1/3,80:1 |
Capacidade máxima de tração | 66.000 kg |
MEDIDAS | |
Entre-eixos | 3.550 mm |
Balanço traseiro | 997 mm |
Comprimento total | 5.825 mm |
CAPACIDADE TÉCNICA | |
Eixo dianteiro | 6.700 kg |
Eixo traseiro | 13.000 kg |
Tanque | 02 de 300 litros em plástico, |
providos de quebra ondas, | |
rebaixo para impurezas e filtro | |
no tubo de sucção | |
5a RODA | |
Modelo. standard | Jost 185 mm |
Opções | Jost 150 mm e 250 mm |