Por João Geraldo

O segmento de caminhões extrapesados equipados com motores acima de 500cv de potência acaba de ganhar mais um representante no País. Trata-se do Mercedes-Benz Actros 2655 6X4 que assume também a condição de modelo mais potente da marca no Brasil. Produzido na fábrica de Juiz de Fora/MG, junto aos demais modelos da linha Actros – e também os leves da família Accelo – , o veículo tem como destaque o motor OM 502 LA, de 8 cilindros em V e potência de 551cv a 1.800rpm e 2.600 Nm de torque a 1.080 rpm. De acordo com a Mercedes-Benz, trata-se de um propulsor que tem grande parte de seus componentes internos comuns aos do motor OM 501 LA de 6 cilindros em V, que equipa os modelos Actros 2546 e 2646 (ambos com 456cv de potência), já comercializados no País.

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Modelo é o primeiro da marca equipado com motor V8 e produzido na fábrica da Mercedes-Benz instalada em Juiz de Fora/MG

O novo pesadão da Mercedes-Benz é um caminhão estradeiro que chega para colocar a marca para competir em um segmento que começa a ganhar força no Brasil, com a preferência dos transportadores por cavalos mecânicos estradeiros de maior potência, como já ocorre há anos na Europa. “Estamos respondendo a essa demanda do mercado e propiciando alto padrão de tecnologia, conforto e segurança, além de baixo custo operacional”, disse Tânia Silvestri, diretora de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

O modelo é equipado com caixa de câmbio automatizada Mercedes PowerShift2 G-330, de 12 velocidades, e sem pedal de embreagem. Esta caixa, segundo informações da fábrica, é equipado com sensor de inclinação da via, sistema que seleciona a marcha mais adequada à condução do veículo de acordo com o relevo da pista. Outras de suas várias funções são a mudança de marcha direta da primeira para a ré e piloto automático.

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O Actros V8 é um caminhão completo e com todos os itens de conforto e tecnologia disponibilizados pela fabricante para o mercado brasileiro

O trem de força inclui também eixos traseiros Mercedes-Benz HL-7 com redução nos cubos e relação de redução de 4,14. Como lembram os engenheiros da fábrica, a redução nos cubos distribui melhor os esforços internos e tornam o eixo menos suscetível a quebras quando o veículo transita em terrenos irregulares. Indicado para tracionar grandes composições, como o bitrenzão ou rodotrem, ambos de nove eixos, com PBTC de até 74 toneladas, a expectativa da Mercedes-Benz para a nova versão do Actros é de que o veículo venha a atender também transportadores que operam com semirreboque carga seca aberto, graneleiro e tanque, além de outros tipos de implemento rodoviário e que desejam cavalos- mecânicos de alta potência para obterem velocidades médias mais elevadas. Isso porque atualmente a redução do tempo de viagem e a produtividade do caminhão são itens que transportador algum abre mão, principalmente aquele em cujas operações a pontualidade na entrega da carga é fator de primordial importância, conforme a acrescenta a executiva.