O motorista de caminhão deve estar atento a um problema que pode atingir com maior frequência pessoas que ficam sentadas por longos períodos de tempo e ainda mantém hábitos pouco saudáveis. Trata-se da trombose venosa profunda, doença causada pela formação de coágulos, que na maior parte das vezes se formam nas veias profundas, na panturrilha ou batata da perna, mas também podem se instalar nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.
O coágulo pode desprender e se deslocar para o pulmão e obstruir uma artéria e provocar a embolia pulmonar. Dependendo do seu tamanho e extensão da área atingida pode até provocar a morte. Quando mais de uma artéria pulmonar é afetada surgem sinais que servem de alerta, tais como dor torácica repentina ou que vai aumentando de intensidade, falta de ar, aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, palidez e ansiedade. Pele e unhas azuladas (cianose), tosse seca ou com sangue, dor aguda no peito e febre também devem ser levados em consideração no caso de oclusão de uma ou mais artérias do pulmão e de infarto pulmonar.
Um dos grandes problemas da trombose venosa é o fato de praticamente não provocar sintomas. Portanto, segundo especialistas, a melhor maneira de prevenir a doença é manter o peso dentro dos limites saudáveis, não fumar, restringir o consumo de bebidas alcoólicas e de medicamentos para dormir e também praticar exercícios físicos. Profissionais como os motoristas de caminhão devem se movimentar durante as viagens que vão exigir longos períodos de imobilização. (DG)