Por João Geraldo
Equipado com motor de nove litros e 360cv de potência, o Stralis 500S36T 6X2 traz um pacote de opcionais como a maioria dos caminhões pesados da nova geração. Lançado pela Iveco em agosto de 2012, para concorrer na faixa de cavalos mecânicos para até 53 toneladas de PBTC, o veículo chegou para ampliar a família Stralis Ecoline, a qual disponibiliza também outras versões com motor de 13 litros nas potências de 400, 440 e 480 cv.
Uma unidade do Stralis 500S36T 6X2, com semirreboque lastreado, cedida à Revista O Carreteiro pela Iveco, possibilitou conhecer um pouco mais este cavalo-mecânico que teve o privilégio de estrear mundialmente no Brasil o novo motor Cursor de nove litros, que oferece também a versão com 330cv de potência. Após enfrentar trechos de rodovias com relevo que exigiu o uso de todos os seus recursos, ficou a boa impressão de tratar-se de um veículo estradeiro que agrega conforto e robustez, com um motor eficiente, operando dentro de sua faixa de carga.
Além do motor FPT Cursor de nove litros, o trem de força é acoplado à transmissão mecânica sincronizada ZF 16AS 2230 TD, de H sobreposto, com 16 velocidades à frente e duas à ré. Opcionalmente é oferecido também com caixa automatizada ZF 16S 2325 TD Direct Drive, com o mesmo número de marchas. O eixo traseiro motriz – com entreeixo de 3.500mm – para as duas opções, é o Méritor MS-23186, com diferencial de simples redução, a par cônico com bloqueio e relação de redução 3:40,1 e 3:70,1 opcional. Em operação, o veículo é confortável e silencioso, que somado aos engates de marchas suaves permitem ao motorista uma condução tranquila e segura. A faixa verde do motor do Cursor de nove litros vai de 1.200 a 1.700 rpm.
Em velocidade de cruzeiro, em torno de 80km/hora e 1.400/1500 rpm no conta-giros, a composição roda suave, com o motor respondendo bem e mantendo a rotação que facilita as retomadas de velocidade sem a necessidade de baixar marchas. Uma sugestão do motorista Tarcísio Filippetto, responsável pela condução do Stralis 500S33T 6X2 em nossa viagem, foi a utilização da 8ª marcha simples para manter o caminhão em boa velocidade de cruzeiro com poucas trocas de marchas. Desta maneira, além de apenas encostar o pé no pedal do acelerador, o turbocompressor também trabalhava com baixa pressão. O resultado é uma excelente condição de dirigibilidade, com torque e potência para fazer boa média de consumo, inclusive de pneus. O freio motor é o já conhecido de dois estágios, conjugado ao pedal de freio e do acelerador.
O Stralis 500S36T 6X2 demonstra ser um produto cuja fórmula atendeu às expectativas da engenharia da Iveco, um caminhão pesado robusto e confortável, simples e eficiente. O conforto se deve ao espaço oferecido pela cabine e também ao sistema de suspensão com soluções de engenharia na sua fixação ao chassi. A suspensão dianteira inclui molas parabólicas de simples estágio, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. O interior da cabine oferece o espaço da família Stralis, com vários porta objetos, inclusive porta caneta e porta moedas, entre outros.
A Iveco afirma que a nova família Stralis chega a ser até 7,5% mais econômica em consumo de combustível do que os modelos anteriores. Do mesmo modo, seus custos de manutenção também são inferiores em até 5% em relação aos concorrentes no período de três anos de uso. Outros atrativos dos modelos pesados e extrapesados são a garantia de quatro anos, sendo o primeiro para todo o veículo e os três seguintes para o trem de força.