Por João Geraldo
Até o fechamento desta edição de O Carreteiro, na virada de outubro para novembro, os números da Fenatran não tinham sido ainda contabilizados. Porém, os expositores que adiantaram algumas informações não deixaram dúvidas sobre o resultado positivo da feira, ao ponto de ter sido considerada uma das melhores edições dos últimos anos. No último dia do evento (28 de novembro) a satisfação dos representantes de montadoras e de empresas de outros segmentos em relação ao volume de negócios fechados e encaminhados durante o salão era visível.
Os motoristas de caminhão e transportadores em geral que visitaram a Fenatran no período de 24 a 28 de novembro ficaram com a certeza de que os fabricantes de caminhões, de implementos rodoviários, motores, pneus, empresas de tecnologia e outras estão empenhadas em oferecer produtos de ponta, que atendam o mercado. E por conta disso não faltaram lançamentos e soluções para o transporte rodoviário de cargas.
“Foi a melhor edição dos últimos anos”, taxou Evaristo Nascimento, diretor da feira. Ele classifica a Fenatran como um dos cinco maiores eventos do mundo em transportes de carga e, justamente por ocupar esta posição, a feira atrai o interesse de profissionais de muitos países. Por conta deste destaque, a Fenatran recebeu nesta edição 272 expositores e mais de 40 mil visitantes. “ É um recorde”, comemora.
Geraldo Vianna, presidente da Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística, também festeja os resultados. “Ainda não é possível contabilizar quanto a feira gerou em negócios nos cinco dias, mas muitos expositores já estão comemorando o volume de vendas”, disse logo após o encerramento do evento. Gilson Mansur, diretor de vendas veículos comerciais da DaimlerChrysler, afirma ter recebido 500 clientes do Brasil (frotistas e autônomos) além de outros 20 de paises da América Latina, como a Argentina, Chile, Equador, El Salvador, Peru, República Dominicana, Guatemala e Trinidad & Tobago, no estande da Mercedes-Benz. A montadora destacou no Salão toda sua nova linha de caminhões, totalmente renovada, e expôs 20 modelos das linhas Accelo, Atego e Axor.
A Volkswagen, responsável por um dos grandes lançamentos do Salão, a família Constellation, apresentou também durante o evento a Garantia 2010, para quem adquirisse caminhão durante a Feira. José Ricardo Alouche, diretor de vendas domésticas da montadora, disse que a promoção superou as expectativas da empresa em inscrições, mas reconhece que como se trata apenas de um “registro”, uma intenção de compra, só depois de algum tempo será possível medir o volume de veículos vendido pelo programa. “Sabemos que grande parte dos inscritos não comprarão, mas entendemos que a experiência foi interessante e com certeza concluiremos negócios com clientes que não iriam comprar caminhão neste final de ano”, concluiu.
A Iveco, levou 14 veículos para a Fenatran, dos quais oito eram lançamento. Os maiores destaques da marca foram a linha completa Stralis, além de uma série especial do modelo denominada série Brasil. Outro destaque da marca foi o Daily 4X4 para serviços de manutenção de rede em terrenos fora-de-estrada. Jorge Garcia, presidente da Iveco da América do Sul e Central, disse que a partir deste mês de novembro a Iveco começa a produzir no Brasil o motor Cursor (eletrônico) que equipa os caminhões pesados da marca. Ao mostrar o crescimento da Iveco no mercado de pesados nos últimos três anos, Garcia disse que a empresa terá números mais promissores na próxima Fenatran, em 2007. Vicente Goduto, Diretor comercial da empresa, lembrou que a Iveco vive um momento especial no Brasil , porque tem uma linha completa de produtos, preço e serviços. “Os clientes reconhecem a qualidade dos nossos produtos”, completou.
Os destaques na Scania na Feira foram os lançamentos dos cavalos-mecânicos P 340 4X2, um veículo para médias e longas distâncias, o P 310, para 47 toneladas de PBTC e o P 270 com motor de 9 litros, todos integrantes da família EVolução. “O P 270 é um caminhão para o transporte de cargas volumosas em percursos de curtas distâncias. E com ele a Scania consolida sua posição como referência no segmento de entrada dos cavalos-mecânicos, oferecendo torque e potência adequados para a categoria”, disse Christopher Podgorski, diretor geral da Scania unidade de vendas e serviços Brasil.
A nova linha de caminhões VM formada pelo cavalo-mecânico VM 310, para tracionar 43 toneladas de PBTC; VM 6X4, para operações nos segmentos de construção, madeira e de cana-de-açúcar (oferece opção de motor com 260 e 310cv de potência) e os modelos VM 4×2 e 6X2 com opção para motorização de 210 e 260cv, fez parte dos produtos apresentados pela Volvo na Fenatran. Um FM 8X4 para mineração, com motor de 420cv, também ficou a mostra no estande da montadora. Os pesados da linha H (FH e NH) também estiveram em exposição e apresentaram como novidade o pára-choque com novo desenho e com pintura na cor da cabine, além de tomada de 12 volts no painel e um dispositivo porta-garrafas.
Com nove novos modelos eletrônicos da linha Cargo em exposição, além do F-350 e F-4000 com motor mecânico Cummins Euromec III, que atende a legislação de emissões Euro III, a Ford mostrou na Feira a linha de produtos com a qual inicia o próximo ano no mercado Brasileiro. Um dos destaques da montadora foi o cavalo-mecânico Cargo 4332 MaxTon eletrônico, o maior lançamento da marca equipado com motor de 319cv de potência e caixa de câmbio Eaton de 18 marchas à frente e quatro à ré não sincronizadas. Sua aplicação se destina a tracionar carretas de três eixos em percursos de curtas é médias distâncias.
O segmento de motores foi outro que comemorou resultados. “Em termos de novidades e lançamentos, esta foi a melhor Fenatran de que participamos, adiantou Luiz Pasquoto, diretor de marketing e vendas da Cummins Latin América, cuja participação teve também como objetivo oferecer suporte indireto aos seus parceiros Ford e Volkswagen. Para a MWM International, que também expôs seus produtos e tecnologia, a Fenatran atendeu as expectativas da empresa. “Nossa participação mostrou que o interesse do público em relação aos motores eletrônicos é enorme. Outro aspecto positivo foi o grande número de visitantes recebidos em nosso estande”, disse Roberto Alves dos Santos gerente de marketing da empresa.