Especialistas defendem que a visão noturna é reduzida a um sexto da diurna e para complicar ainda mais a situação existe o problema dos faróis desregulados que atrapalham a visão dos motoristas. Os fabricantes de lâmpadas e faróis recomendam sobre a importância da regulagem, porém não é bem isso que acontece na prática nas rodovias. E o problema é mais grave em situação de chuva, ocasião em que a visibilidade se torna mais complicada ainda.

Muitos carreteiros que, preferencialmente ou por necessidade viajam à noite, reclamam dos faróis dos automóveis de passeio e tornou-se fato normal terem de ser alertados com uma “piscada” dos faróis para que baixem a luz. Acredita-se que existem muitos motoristas que desconhecem a potência do farol do veículo que estão conduzindo. Além disso, existe muita gente trafegando com faróis queimados.

Para se ter uma viagem tranqüila e segura é preciso que haja compreensão e responsabilidade de motoristas que trafegam pelas estradas. Isso se aplica a condutores de todo tipo de veículo automotor e a vistoria esporádica do sistema de iluminação é necessária e indispensável para a segurança nas estradas. Porém, a falta de regulagem dos faróis tornou-se um dos problemas conhecidos.

Por força da profissão, a maioria dos motoristas de caminhão costuma fazer revisão da parte elétrica do caminhão e carregarem luzes e fusíveis sobressalentes na caixa de ferramentas, para os casos de emergência. “Andar com os faróis regulados e não prejudicar os demais motoristas que estão na estrada é uma questão de educação”, defendem muitos carreteiros experientes e acostumados a enfrentar as rodovias. (JG)