Além de bonitas e bem acabadas, as cabines dos caminhões atuais proporcionam uma grande segurança ao motorista em casos de colisões e capotamentos. O trabalho para deixálas seguras nas situações de acidentes acontece durante seu desenvolvimento, quando são submetidas a vários testes e situações para medir a proteção que podem oferecer.

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A Volvo, por exemplo, montadora que se destaca pelo trabalho em prol da segurança veicular, começou o procedimento de teste de segurança em cabines de caminhões em 1960. No ano seguinte tornou-se procedimento normal na empresa e o crash test foi introduzido em 1976, sendo as cabines dos modelos F-10 e F-12 as primeiras a serem submetidas ao sistema, em 1977. Os dois veículos já traziam também um painel de instrumentos que absorvia energia e pára-choque de nível baixo para proteger os ocupantes de carros de passeio em colisões. Ainda no campo da segurança, dois anos depois, a empresa introduziu o volante que absorve energia e o cinto de segurança com anel de contatoinércia de três pontos com travamento eletrônico. Depois vieram air bags, cuja produção começou em 1995, e a instalação de um sistema detector de fumaça dentro da cabine. De acordo com a equipe de segurança criada pela Volvo para investigar acidentes, cerca de 13 mil pessoas morrem anualmente nas rodovias européias em acidentes envolvendo veículos pesados. E por conta das informações de como acontecem os acidentes, já foram desenvolvidos dispositivos de segurança, tais como o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) e o ACC (Cruise Control Adaptável).