Por Daniela Giopato Fotos Fernando Favoretto

Com a frase “Força e resistência, Atego atende sua exigência”, o autônomo José Luiz Bolzan, de Jaguari/RS, venceu o Concurso Cultural Caminhão Sem Limites promovido pela Mercedes-Benz, em parceria com a Revista O Carreteiro. Em curso no período entre 01 de junho e 31 de agosto, o concurso exigia criatividade do participante para elaborar uma frase que mostrasse a resistência e a robustez do caminhão Atego, o qual teve sua performance comprovada, entre outros, no Rally dos Sertões, a segunda maior competição fora de estrada do mundo.

O vencedor do concurso, José Luiz Bolzan, diz que tem planos de comprar um Atego
O vencedor do concurso, José Luiz Bolzan, diz que tem planos de comprar um Atego

José Luiz está na profissão há 15 anos e é dono de três caminhões, sendo um deles um Mercedes-Benz L1620, ano 2000, adquirido na concessionária Veísa Santa Maria – local aonde depositou o cupom. Na sua atividade percorre com maior frequência rodovias do Rio Grande do Sul, principalmente durante o período das safras de arroz e de soja e, eventualmente, transporta calcário.

O percurso mais longo que realizou foi entre o Rio Grande do Sul e Belém do Pará, na ocasião levou rotor de máquina agrícola e percorreu cerca de 9.000 quilômetros somando a ida e a volta. “Meu pai sempre teve caminhão e nas férias viajava com ele. Sonhava que um dia iria me tornar motorista e comprar um caminhão. Demorei um pouco, mas consegui”, afirma José Luiz, que apesar das dificuldades confessa gostar da profissão.

Os premiados se surpreenderam com a tecnologia e organização da linha de produção da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil
Os premiados se surpreenderam com a tecnologia e organização da linha de produção da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil

A ideia para a frase, segundo ele, surgiu após encontrar um colega de estrada que viajava com um Atego basculante com 25 toneladas de PBT. Sempre teve interesse em conhecer melhor este modelo da Mercedes-Benz, então aproveitou a ocasião para fazer uma série de perguntas. “Me surpreendi com o desempenho relatado pelo colega”, lembrou. José Luiz acrescenta que depois ao comprar peças na Veísa (concessionária da marca) foi informado do concurso. “Não pensei duas vezes para elaborar a frase, afinal, o caminhão atende todas as exigências do carreteiro. Os meus planos para o futuro incluem vender os três caminhões e comprar um Atego”, afirma.

Como prêmio pela sua frase, ele recebeu uma TV de LCD de 42´´; conheceu a fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo/SP e assistiu a prova do Rally Cross Country, realizada em Taubaté/SP, além de uma assinatura grátis da Revista O Carreteiro por um ano. “Realizei meu sonho de conhecer a fábrica e aprendi muitas coisas que, com certeza, vou levar para o dia a dia da estrada”, destaca.

Para Evandro Cunha, a participação dos concessionários contribuiu para o sucesso do concurso
Para Evandro Cunha, a participação dos concessionários contribuiu para o sucesso do concurso